Registro-SP participa do Seminário Rede Ruas Completas SP Registro-SP participa do Seminário Rede Ruas Completas SP
Siga nosso Canal no Whatsapp

Registro-SP participa do Seminário Rede Ruas Completas SP

Com o tema "Aproximando cidades e impulsionando ações para segurança viária no estado de SP", o evento reuniu, além de Registro-SP, mais 14 cidades paulistas e atores da segurança viária das esferas estadual, nacional

Registro-SP participou nesta semana do primeiro encontro presencial da Rede Ruas Completas SP. Com o tema "Aproximando cidades e impulsionando ações para segurança viária no estado de SP", o seminário reuniu, além de Registro-SP, mais 14 cidades paulistas e atores da segurança viária das esferas estadual, nacional e da sociedade civil. As discussões sobre temas relevantes para o trânsito seguro têm como objetivo impulsionar estratégias e ações que reduzam as mortes e lesões no trânsito nas cidades paulistas.

No seminário, o segundo da rede, e o primeiro presencial, estiveram presentes, além dos representantes de Registro-SP, Campinas, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Quase cem pessoas, entre gestores e equipes técnicas das cidades, organizadores e organizações parceiras da Rede, Registro-SP marcou presença com a Diretora de Projetos de Trânsito, Luciana Suguinoshita e o Diretor de Mobilidade Urbana, Everton Viana, participaram do evento. A agenda foi composta por debates e exercícios sobre infraestrutura viária e políticas públicas, além de visitas técnicas a ruas que receberam intervenções para se tornarem mais seguras e acolhedoras para todos os modos de transporte, com prioridade para os pedestres e para a bicicleta.

Seguindo nessa nova visão de Cidades, Registro-SP foi convidada a apresentar como "Boas Práticas", o projeto de ampliação de ciclofaixa e o "Boulevard Beira-Rio", que proporcionam: mais segurança para os ciclistas e uma cidade mais humanizada, onde as pessoas são atraídas para as ruas e espaços públicos. "A Rede Ruas Completas, proporciona a troca de experiências entre as cidades sobre segurança viária e discussões sobre os desafios que enfrentam para as mudanças de paradigmas ultrapassados, que não cabem mais nos dias de hoje e nem no futuro próximo para as cidades serem sustentáveis no Brasil e no Mundo.", destacou Luciana Suguinoshita{alertSuccess}


POLÍTICAS NACIONAIS AO TERRITÓRIO


No primeiro dia do seminário, uma mesa redonda reuniu representantes da sociedade civil e de órgãos de trânsito estaduais e federais para discutirem as políticas e ferramentas de que as cidades dispõem para qualificar a segurança viária em seus territórios. Dante Rosado, coordenador do Programa de Segurança no Trânsito da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, falou sobre as perspectivas e desafios da segurança no trânsito, incluindo a meta da Segunda Década para a Segurança no Trânsito da ONU, de reduzir à metade as mortes e lesões graves no trânsito em todo o mundo até 2030.


É esta a meta que norteia o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), revisado em 2021. Marcela Laiz, coordenadora-geral no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no Ministério da Infraestrutura, falou sobre a importância do Pnatrans e apresentou as metas e pilares de ação do plano, que serve de referência para as cidades elaborarem suas políticas municipais. O painel também tratou sobre a base de dados do InfoSiga, apresentada por Evandro do Vale, coordenador técnico do Programa Respeito à Vida, do Detran-SP. E Paulo Guimarães, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, deu um panorama sobre as novas atividades que o Observatório vem desenvolvendo.


"Eventos como este são importantes por reunirem, em um mesmo espaço, pessoas que atuam pela segurança viária em diversos níveis da administração pública. O sucesso das ações de segurança viária nacionais passa pela atuação dos estados e municípios", explica Ariadne Samios, coordenadora de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, que conduziu a sessão. {alertInfo}



SOBRE A REDE RUAS COMPLETAS SP


A Rede Ruas Completas SP reúne 20 cidades paulistas comprometidas em qualificar e fortalecer a agenda da segurança viária e da mobilidade sustentável em seus municípios. Neste e nos próximos anos, as cidades estão comprometidas em realizar intervenções de infraestrutura viária e elaborar documentos estratégicos para orientar suas ações de segurança no trânsito. Ação conjunta de WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP), a rede é parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), que busca salvar 600 mil vidas e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025. O apoio ao estado de São Paulo é parte desse compromisso.


Registro-SP participa do Seminário Rede Ruas Completas SP
Registro-SP participa do Seminário Rede Ruas Completas SP


 

 

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem