Instituto Família Barrichello inaugura novo polo no Vale do Ribeira em Juquiá Instituto Família Barrichello inaugura novo polo no Vale do Ribeira em Juquiá - O Vale do Ribeira Instituto Família Barrichello inaugura novo polo no Vale do Ribeira em Juquiá 1
Técnico Informática Registro

Instituto Família Barrichello inaugura novo polo no Vale do Ribeira em Juquiá

O projeto, executado pelo Instituto Família Barrichello, inaugura novo polo no Vale do Ribeira em parceria com o Legado das Águas

O Projeto Viver Melhor, iniciativa realizada pelo Instituto Família Barrichello, que atua há 10 anos oferecendo atividade física para adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, de forma gratuita e sistematizada, iniciará um novo ciclo de aulas no segundo semestre de 2022, incluindo um novo polo em Juquiá, com o apoio do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país. Com a implantação da iniciativa no Vale do Ribeira, o projeto abriu processo seletivo para a contratação de dois profissionais de educação física e oferecerá uma formação com as bases do Viver Melhor direcionada aos profissionais da região.

Embora o polo seja em Juquiá, a formação e o processo seletivo serão realizados em Registro-SP. A formação ‘Atividade Física no Envelhecimento’ ocorrerá de forma gratuita no dia 9 de julho das 8h30 às 12h, na Escola Municipal Anna Pinto Banks, localizada à rua Ana Pinto Banks, 930 - Vila Cabral. No mesmo dia e local das 13h00 às 16h00 será realizado o processo seletivo para as vagas do projeto que ocorrerá na cidade de Juquiá.


As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.office.com/r/drzqCSBh3T


O projeto é financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte e, além do Legado das Águas, tem como patrocinadores o Instituto Votorantim, o Itaú e a Bayer.


De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, essa é mais uma das iniciativas de Atuação Social da Reserva para promover bem-estar e saúde para a região. “É importante olhar para todos os públicos, de crianças à idosos. Por isso, trazemos diferentes projetos para o Vale do Ribeira, por meio dessas fortes parcerias, que possam atender públicos diversos, seja com educação, cultura, saúde, lazer e bem-estar. Afinal, a conservação da natureza também é olhar para as pessoas”, diz.


A formação

Os participantes da formação receberão certificado e terão os seguintes conteúdos:

Envelhecimento e saúde pública: Por que precisamos de uma solução?

Características psicossociais do idoso: abordagem assertiva na conquista de aderência à atividade física.

Características fisiológicas do envelhecimento: Por que precisamos de uma abordagem integral?

Bases técnicas e oficina de exercícios para os 4 pilares da metodologia: exercícios cognitivos, de força, cardiorrespiratórios e de flexibilidade.

Estratégias de gestão da individualidade biológica dos idosos em aulas coletivas.

A formação tem como principal objetivo contribuir para o aprimoramento da atuação de profissional de educação física.

O projeto

As aulas do Projeto Viver Melhor acontecem 2 vezes por semana com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral e a manutenção da independência física para um envelhecimento ativo e saudável por meio do Método Águia, que estrutura as aulas em 4 partes: cognitiva, força, cardiorrespiratório e alongamento.

O endereço do polo em Juquiá será divulgado em breve, assim como a forma de inscrição para alunos, que será realizada em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Social de Juquiá, com foco nos idosos.


“Ao longo desses anos, mais de 2 mil adultos e idosos foram atendidos, apresentando melhoras nos aspectos, de força, flexibilidade, memória e de humor, o que traz resultados diretos para uma melhor qualidade de vida para uma população que está envelhecendo permeada pela inatividade física e diversas doenças crônicas degenerativas”, finaliza Dayane Alves da Silva, Gerente de Projetos e especialista em Envelhecimento.


Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br



Sobre o Instituto Barrichello


O Instituto Família Barrichello, criado pelo piloto Rubens Barrichello, nasceu em 2005 como entidade sem fins lucrativos, para combater à desigualdade e a exclusão social. Desenvolve projetos inovadores capazes de provocar impacto social e mudanças de comportamento bem como gerar novas possibilidades sociais, contribuindo para abrir horizontes de crianças, adolescentes, jovens e idosos. A direção está focada na promoção da ética, da cidadania e do fortalecimento dos vínculos e valores familiares e comunitários. Atuando em rede com organizações sociais, movimentos e escolas públicas localizadas em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, o Instituto Barrichello temos o Esporte, a Atividade Física e o Brincar como ferramenta de transformação que promove educação, desenvolvimento humano e gera qualidade de vida. Em 2021, beneficiamos mais de 3 mil pessoas semanalmente em 7 projetos, alcançando 34 territórios em 12 municípios diferentes. Mais de 17 mil pessoas de todas as idades já foram atendidas pelos projetos do Instituto Família Barrichello nesses 16 anos de atuação.

Instituto Família Barrichello inaugura novo polo no Vale do Ribeira em Juquiá
Projeto Viver Melhor abre processo seletivo para profissionais de educação física em Juquiá




Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Postagem Anterior Próxima Postagem