Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é criado em Jacupiranga Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é criado em Jacupiranga - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é criado em Jacupiranga

No dia 04 de abril de 2022 foi criada a Lei Municipal n° 1.429 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), assim como do Fundo Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência (FUMDEF), para captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltadas aos direitos da Pessoa com Deficiência em Jacupiranga.

A iniciativa é um marco e um grande avanço para o município.

Na última sexta-feira, dia 29/04, aconteceu na Câmara Municipal a eleição dos membros da sociedade civil para compor o Conselho. Estavam presentes o prefeito Roberto Garcia, vereadores, funcionários e sociedade civil.

“Este é um momento de grande alegria para nossa cidade e para nossa população. Me lembro que em 2013, quando fui vereador, tivemos aqui neste lugar a primeira discussão sobre inclusão. De lá para cá pouca coisa avançou, por isso, para nós, este momento é um marco no que diz respeito a legislação e também uma grande satisfação em ver o envolvimento da população que tem abraçado a causa. Antes os autistas e as pessoas com deficiência eram invisíveis em nosso município e, hoje, graças a união e os esforços de todos, podemos dizer que essa realidade já não nos pertence mais! Quero agradecer a todos que de alguma maneira fizeram parte disso tudo. Aproveito para destacar também o excelente trabalho da APAE de Jacupiranga, que é uma grande referência no que diz respeito a organização de gestão e atendimento. Enfim, hoje marcamos o início de um importante trabalho que vamos colher os frutos no decorrer dos próximos anos”, afirmou o prefeito de Jacupiranga, Roberto Garcia, destacando ainda que o mês de abril foi marcado por uma série de ações e conquistas para o município, assim como a aquisição de uma Van acessível.

Confiram a lista dos Integrantes do Conselho:


ü Representes da Prefeitura Municipal de Jacupiranga:

Área da Saúde:

· Polyana da Guia Pereira – Titular

· Jocimara Alves Carneiro de Ramos – Suplente

Área da Educação:

· Aline Matos – Titular

· Valéria Carneiro Braga – Suplente

Área de Assistência e Desenvolvimento Social

· Gabriela Fernandes – Titular

· Grasielle Candido de Oliveira – Suplente

Área da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo:

· Claudia Noemi Garvasio Bilche – Titular

· Suellen da Silva Nascimento – Suplente


. Representantes da Sociedade Civil:

· Valter Varela e Ivani Messaggi Gomes – Apae Jacupiranga

· Saito e Elizabete Bicas - ACBNIBRA

· Jakeline Aparecida Oliveira Guedes

· Margareti Oliveira Rodrigues do Valle

· Josiane Lourenço Braga

· Adriana Bicas Barbosa

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é criado em Jacupiranga





Postar um comentário

0 Comentários