Projeto Pepitas do Ribeira dá voz ao empreendedorismo, à autoestima e ao orgulho pelo Vale do Ribeira Projeto Pepitas do Ribeira dá voz ao empreendedorismo, à autoestima e ao orgulho pelo Vale do Ribeira - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Projeto Pepitas do Ribeira dá voz ao empreendedorismo, à autoestima e ao orgulho pelo Vale do Ribeira

Iniciativa tem o objetivo de contribuir para mostrar que o Vale de oportunidades já é uma realidade

Registro-SP, 20 de abril de 2022 – Revelar aos habitantes do Vale empreendedores fora de série que transformam as riquezas da região em negócios e realização pessoal, inspirando assim os habitantes a lançarem um novo olhar sobre seu território. Assim nasceu o Projeto Pepitas do Ribeira, que está em produção desde janeiro deste ano, englobando onze cidades da região. De produção da empresa Garimpo de Soluções, os vídeos trarão histórias fascinantes de empreendimentos criativos que já contribuíram e contribuem para o desenvolvimento regional. O lançamento das pílulas audiovisuais já está marcado para a segunda quinzena de maio, em sessões abertas nas cidades de Registro-SP, Apiaí e Iguape.

Enquanto os curtas-metragens estão em fase final de produção, a equipe do projeto já faz a divulgação do Pepitas do Ribeira nas redes sociais e imprensa local. Em entrevista para o podcast Eh Fato! de Iguape, o historiador e produtor da ROCA Produções Culturais, Carlos Alberto Pereira Junior, teve a oportunidade de esclarecer detalhes da iniciativa e fazer um resgate histórico regional – em especial ao longo do século XX – que resultou em um estigma da região de como “a mais pobre do estado de São Paulo”, “cidades atrasadas” e “para ser alguém é preciso sair daqui”, afirmações passadas por várias gerações. “O Pepitas do Ribeira teve o olhar dessa distância entre a percepção que fizeram a gente ter sobre a nossa região e o que realmente ela pode nos oferecer”, explicou.

Uma das alternativas para a conversão desse estereótipo e para que os habitantes do Vale do Ribeira – os chamados Valentes – possam reconhecê-lo como uma das regiões mais ricas, diversas e criativas do país, é por meio de uma ação educativa, ou seja, dentro das salas de aula. Com essa premissa, o projeto trouxe a proposta de que cada vídeo fosse apresentado por um jovem estudante do ensino médio, participantes do Programa “Prospera Jovem”, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. Além do mais, uma das contrapartidas sociais do projeto é a articulação com as Secretarias Municipais de Educação, com a divulgação dos links dos vídeos para as escolas.

“O Pepitas do Ribeira tem o papel de inspirar e, tudo que inspira, sensibiliza. Por isso, nós temos que nos apropriar mais da nossa história e da nossa cultura, para que, (com o aumento do investimento que está ocorrendo), nós estejamos preparados para esse processo. Mas para isso, a gente precisa acreditar em nós mesmos e no potencial e na riqueza da região”, ressaltou Carlos. Dentre outros aspectos, o produtor evidenciou que o projeto dará luz ao notável número e à qualidade dos trabalhos das empresas e dos empreendedores regionais, que têm nas singularidades do Ribeira o seu grande diferencial e, sobretudo, ainda carecem de merecida visibilidade.

Conheça o Pepitas do Ribeira


Você poderá conferir muito mais sobre o “Pepitas do Ribeira”. Acompanhe as informações e as novidades nas redes sociais, pelas páginas no Facebook e no Instagram do projeto. A iniciativa é da consultoria em economia criativa Garimpo de Soluções, em parceria com a produtora Coop Audiovisual, a ROCA Produções Culturais e a Agência Criativos, viabilizado pelo ProAC Direto, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e tem apoio do Sebrae SP.

As pílulas audiovisuais retratarão quinze empreendimentos baseados no talento das pessoas e nas especificidades do território, tendo como público os empreendedores criativos da região e aspirantes a empreendedores, de modo a incentivá-los em sua trajetória empreendedora; estudantes do ensino médio do Vale do Ribeira e demais cidadãos. Da mesma forma, inspirar interessados em cultura e demais setores criativos, turismo, meio ambiente, empreendedorismo, jornalistas, líderes de opinião, entre outros.


Projeto Pepitas do Ribeira dá voz ao empreendedorismo, à autoestima e ao orgulho pelo Vale do Ribeira



Postar um comentário

0 Comentários