Artista do Vale do Ribeira com carreira internacional faz da região um polo de atração para músicos do mundo todo Artista do Vale do Ribeira com carreira internacional faz da região um polo de atração para músicos do mundo todo - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Artista do Vale do Ribeira com carreira internacional faz da região um polo de atração para músicos do mundo todo

O músico iguapense Netto Pio é uma das personalidades da região; eleito um dos Embaixadores do Ribeira, também será personagem do Projeto Pepitas do Ribeira

Registro-SP, 28 de abril de 2022 - São 22 anos de carreira, dos quais sete em Londres e outros distribuídos por mais 15 países e vários estados brasileiros, dividindo o palco com grandes nomes como Elza Soares, Jorge Vercillo, Daniel Jobim e Dudu Nobre, entre outros. Mas toda essa bagagem pelo mundo afora e Brasil adentro só fez crescer o vínculo do cantor, compositor e instrumentista Netto Pio com o Vale do Ribeira. “Tudo que eu preciso ter esteve sempre aqui, bem perto de mim, debaixo dos meus olhos”. Assim diz o trecho da canção “Seu Lugar”, uma homenagem à região que é presença constante em suas obras, porto seguro de seus afetos e fonte inesgotável de inspiração, inclusive para seus quatro discos autorais gravados.


Foi isso que levou o artista a inverter o fluxo - em vez de continuar na Europa, passou a trazer seus colegas de carreira para o Vale do Ribeira. “Após 15 anos voltei a morar em Iguape e decidi mudar definitivamente de estratégia, de fazer o trabalho daqui para o mundo. Hoje eu crio eventos e produzo shows com profissionais da música do mundo todo, que quando conhecem a região, se encantam com a simplicidade e com a nossa riqueza natural, gastronômica e histórica”, diz.


O Vale do Ribeira é berço de muitos artistas e talentos, mas Netto ressalta que existe uma incrível musicalidade no iguapense, desde o fandango da Comunidade do Prelado, aos tocadores das reiadas, à famosa e tradicional Banda Santa Cecília, que foi escola para muitos músicos de Iguape. E por essa representatividade e por enaltecer e propagar as belezas e singularidades de Iguape e da região, Netto Pio teve sua trajetória reconhecida quando foi eleito um dos Embaixadores do Ribeira, em 2021, pelo CODIVAR, em evento promovido pelo Sebrae-SP Regional Vale do Ribeira, por meio do Programa Dá Gosto Ser do Ribeira.


O empreendimento criativo dele vai além de shows, eventos e gravação dos seus discos; o cantor também criou o Espaço Musical Netto Pio, em Iguape, onde tem o prazer de compartilhar o seu conhecimento nas aulas de música. Durante a pandemia, ele desenvolveu ainda o projeto “Canta Iguape”, que ganhou projeção por propor uma reflexão sobre o cenário mundial no período pandêmico. Contudo, quando questionado sobre futuro e fama, ele quer optar pela qualidade de vida que a região proporciona: “Eu busco ser feliz e viver bem, é aqui que eu me encontro. As riquezas do Vale são alimento para a alma. Gosto de poder pegar o carro e ir à beira do rio para compor uma música. O sucesso tem a ver com paz de espírito”, completa.


A história de sucesso de Netto Pio e outros empreendedores criativos do Vale do Ribeira vão estrelar os 15 vídeos do Projeto “Pepitas do Ribeira”, com estreia programada para maio. Acompanhe as informações e as novidades nas redes sociais, pelas páginas no Facebook e no Instagram do projeto. A produção é da consultoria em economia criativa Garimpo de Soluções, em parceria com a produtora Coop Audiovisual, a ROCA Produções Culturais e a Agência Criativos, viabilizado pelo ProAC Direto, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e tem apoio do Sebrae SP.


Vale ressaltar a conexão que o projeto tem com importantes iniciativas que trabalham pelo estímulo ao empreendedorismo cultural e criativo na região. Pepitas do Ribeira também vai contribuir para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Economia Criativa no Vale do Ribeira, o “Dá Gosto Ser do Ribeira”, de realização do Sebrae-SP e da Garimpo de Soluções, que é o primeiro plano regional de economia criativa do Brasil.

Artista do Vale do Ribeira com carreira internacional faz da região um polo de atração para músicos do mundo todo
Crédito das imagens: Arquivo – Garimpo de Soluções


Postar um comentário

0 Comentários