Crea-SP mais de 18 mil ações no Litoral Sul e no Vale do Ribeira em 2021 Crea-SP mais de 18 mil ações no Litoral Sul e no Vale do Ribeira em 2021 - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Crea-SP mais de 18 mil ações no Litoral Sul e no Vale do Ribeira em 2021

Com caráter preventivo e orientativo, as operações tiveram como foco garantir a segurança e proteção da sociedade

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) encerrou 2021 com mais de 18 mil ações de fiscalização no Litoral Sul e no Vale do Ribeira. Iniciativas como Operação Verão e Operação Portuária intensificaram as atividades desenvolvidas pelos agentes fiscais. No Estado, foram realizadas 292 mil atividades.

Entre as áreas com maior número de fiscalização na região estão a Engenharia Civil, com mais de 8,6 mil ações, seguida de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, com cerca de 3 mil, e Engenharia de Segurança do Trabalho, que contabilizou em torno de 2,2 mil atividades. Logo após estão Engenharia Elétrica (2202), Engenharia Química (1294), Agronomia (880), Geologia e Engenharia de Minas (153) e Engenharia de Agrimensura (123).

Na Operação Verão, agentes fiscais do Conselho atuaram em hotéis, motéis, pousadas, parque de diversões, shoppings, circos, estruturas provisórias para eventos e shows. A ação foi executada em diversos municípios da região. Além disso, a equipe de fiscalização se dedicou à Operação Portuária, que teve como foco as atividades profissionais no Porto de Santos, considerado o maior complexo portuário da América Latina.

A fiscalização do Crea-SP contemplou os seguintes municípios da região: Santos, Guarujá, Bertioga, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Cajati, Eldorado, Iporanga, Barra do Turvo, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.

Com caráter preventivo e orientativo, as ações garantem a proteção da sociedade, pois asseguram que as atividades da área tecnológica sejam desenvolvidas por profissionais habilitados. As operações contaram com diligências planejadas e denúncias feitas pelos canais de atendimento do Conselho.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destaca a importância do resultado das ações desenvolvidas pela equipe de fiscalização do Conselho ao longo de 2021. “A atuação assertiva dos agentes fiscais foi fundamental para que esta marca histórica, de 292 mil operações, fosse concretizada. Este é um resultado que beneficia diretamente a população ao garantir que profissionais habilitados sigam atuantes no mercado de trabalho.”

Segundo o gerente do Crea-SP da 4ª Região Administrativa do Estado, Eng. Kledson Turra, o sucesso das operações é resultado do apoio de inspetores da região. “Por meio das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs), tivemos uma expressiva participação de inspetores da região. Esse apoio foi fundamental, pois esses profissionais conhecem o município em que atuam e orientam de forma assertiva as ações desenvolvidas pelo Crea-SP."

Depois do recorde histórico atingido em 2021, o objetivo do Crea-SP é alcançar a marca de 400 mil ações em 2022. Para isso, seguirá investindo no modelo de forças-tarefas e na tecnologia de apoio à fiscalização, que permite que pesquisas e apurações remotas sejam feitas antes dos agentes fiscais irem a campo.

Denúncia

Para fortalecer a ação de fiscalização do Crea-SP, canais de denúncia estão disponíveis em todas as unidades do Conselho, no site https://www.creasp.org.br/, por telefone (0800 017 18 11 / 0800 770 27 32) ou e-mail: faleconosco@creasp.org.br.

Se enquadra em infração à legislação profissional a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico de profissionais habilitados.

Sobre o Crea-SP - Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.  

Crea-SP mais de 18 mil ações no Litoral Sul e no Vale do Ribeira em 2021




Postar um comentário

0 Comentários