Pandemia faz as pessoas ficarem mais vulneráveis a doenças mentais Pandemia faz as pessoas ficarem mais vulneráveis a doenças mentais - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Pandemia faz as pessoas ficarem mais vulneráveis a doenças mentais

Depressão ou tristeza? Cansaço ou alerta de estresse e possível burnout? Transtornos que já existiam? Ou surgiram com o vírus da covid-19? Um estudo mostra alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós covid.

Pandemia faz as pessoas ficarem mais vulneráveis a doenças mentais
 Psicóloga e CEO da Eleve Consulting, Shana Eleve



A psicóloga e CEO da Eleve Consulting, Shana Eleve faz um alerta sobre a necessidade de entender os sentimentos e perceber os danos deixados pela pandemia. Ela ensina a usar ferramentas que ajudam a desenvolver a inteligência emocional e tirar proveito de situações difíceis tanto na vida profissional como pessoal. Segundo Shana a vida pode melhorar se aprendermos a usar as emoções a nosso favor.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estudaram 425 pacientes que se recuperaram das formas moderada e grave da Covid-19. Segundo a pesquisa, mais da metade (51,1%) dos participantes relatou ter percebido o declínio da memória após a infecção e outros 13,6% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático. O transtorno de ansiedade generalizada foi diagnosticado em 15,5% dos voluntários, sendo que em 8,14% deles o problema surgiu após a doença. Já o diagnóstico de depressão foi estabelecido para 8% dos pacientes em 2,5% deles somente após a internação. O agravamento de sintomas psiquiátricos após infecções agudas é algo comum e esperado, segundo os pesquisadores, mas em nenhuma outra doença viral se observou tanta diferença e perdas cognitivas significativas como com a covid-19. Uma das possíveis explicações é o próprio efeito do vírus no sistema nervoso central, segundo os pesquisadores ainda é cedo para saber se essas perdas são recuperáveis.

O QUE FAZER ENTÃO?

Felicidade, euforia, tristeza, depressão…o que fazer diante disso? Primeiro passo é procurar um especialista. Um psicólogo ou um psiquiatra. Mas para isso é necessário aprender a entender que existe algo errado acontecendo. A felicidade é um constructo (percepção ou pensamento formado a partir da combinação de lembranças com acontecimentos atuais) existem vários comportamentos que a gente pode ter no nosso dia a dia para ser uma pessoa feliz. “Não que precise ficar rindo o tempo todo, mas que eu me sinta bem, que eu tenha uma boa saúde mental, e que eu consiga ficar alegre nas circunstâncias que vão acontecendo, e triste quando preciso. Ser feliz não é necessariamente não ser triste. A tristeza é um sinal, vamos pensar na característica da anatomia humana. Caem lágrimas quando a gente chora, pro outro ver e perceber que eu estou triste. É uma proteção, representada por sinais. Além da fala e das lágrimas, uma pessoa triste ela vai ter também uma expressão não verbal, pro outro perceber que tem alguma coisa errada que ela não tá legal, que ela não tá gostando.” explica Shana Eleve.

Quer saber mais sobre como aprender a lidar com as emoções? Entre na página no instagram, @shana.eleve e @eleveconsulting ou entre em contato com a assessoria @rta_comunicacao. O assunto é de total importância, pois podemos estar enfrentando tal situação e não estamos conseguindo entender.

Shana Wajntraub é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM. Palestrou no CBTD em 2020e 2021e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário e vivo.

Previsões da semana:

Previsões da semana:



Aries

Faça sua vida acontecer, não espere que outras pessoas resolvam seus problemas, não deixe para depois o que você pode fazer agora. Evite conflitos no ambiente de trabalho.

Touro

Não deixe a sua passar, tudo pode ficar muito bom, só depende de teus atos, não reclama, faça. Não abra mão de ser feliz no amor, sem amor nada funciona.

Gêmeos

Crie um ambiente bem favorável para a sua vida profissional, procure ouvir muito, mas fale o que realmente sente isso mostra que você tem uma opinião sobre o que acontece a sua volta.

Câncer

Não reclame demais da vida, tudo vai dar certo, basta você ter em mente o que realmente as suas prioridades, sem tem medo de errar. Momentos maravilhosos no amor.

Leão

Semana cheia de grandes novidades profissionais, não espere que a sorte bata a sua porta, vá atrás do que é seu. Cuidado com o seu dinheiro, pois está em um período bem complicado de gastos.

Virgem

Tenha mais tranquilidade em lidar com a família, não adianta querer que as pessoas façam exatamente o que você quer, cada um tem seu jeito de lidar, entenda isso e vai sofrer menos.

Libra

Mudança de atitude é o que você deve ter nesse momento, pois para alcançar grandes conquistas as iniciativas é o mais importante. Não fale demais, segure seus pensamentos.

Escorpião

Sua semana tem tudo para ser um sucesso no amor, não tenha medo do risco, amar é uma das melhores sensações do universo, se jogue, permita-se, sem medo de errar. As energias estão favoráveis para firmar compromissos.

Sagitário

Ouça mais o seu coração, nem sempre deixar a razão tomar conta de você é o melhor que tem a fazer, cuidado com pessoas maldosas, fale menos e ouça mais.

Aquário

Seja mais discreto nos teus planos e projetos, nem sempre quem está ao seu lado está junto com você, entenda essa diferença e terá menos dificuldades na semana.

Peixes

Divida mais as suas tarefas, você precisa de ajuda, deixe o orgulho de lado, isso não leva a nada, pelo contrário só trás dor de cabeça. Procure ficar mais aberta para o amor.

Para os nascidos entre 20/02 á 20/03

Capela

Semana favorável para conquistas amorosas, curta os bons momentos á dois, invista mais na sua vida pessoal, a semana pede cuidados com as pessoas que estão próximas a você.



Postar um comentário

0 Comentários