Pacientes esperam na chuva em frente a UPA superlotada, à espera de atendimento Pacientes esperam na chuva em frente a UPA superlotada, à espera de atendimento - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Pacientes esperam na chuva em frente a UPA superlotada, à espera de atendimento

Pacientes esperaram na chuva em frente a UPA superlotada, à espera de atendimento. Vereadora Sandra reitera solicitação às Prefeitura para instalação de tendas.

O aumento do número de casos de pacientes com sintomas respiratórios, com sintomas ou não de Covid 19, tem levado a uma grande superlotação da UPA de Registro-SP.

Situação que, embora esperada considerando a evolução epidemiológica no estado e na região, não teve preparação alguma pela Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP, segundo a vereadora.

Já em novembro Sandra solicitou através de Indicação Parlamentar e Requerimento de Informações a instalação de uma tenda para evitar que pessoas com sintomas de covid 19 estivessem compartilhando o mesmo espaço na sala de espera que os demais.

A Prefeitura não respondeu e ignorou o pedido, mesmo a vereadora demonstrando várias situações onde 6, 8 até 10 pessoas com sintomas aguardavam no mesmo espaço físico de, aproximadamente, 50 m2.

Nestes últimos dias o quadro se agravou grandemente. Crianças, mulheres, idosos foram obrigados a aguardar na chuva para serem atendidos! Cenas absurdas que se tornaram comuns na porta da UPA de Registro. Imagens que retratam um quadro que não se justifica segundo a vereadora visto que “alugar uma tenda para abrigar as pessoas com um mínimo de dignidade era o que já deveria ter sido feito. Até mesmo licitação de locação de tendas para eventos em geral já tem disponível através de Ata de Registro de Preço, em vigência, do (Pregão 102/2020), portanto, esta medida já deveria ter sido tomada”.

A vereadora vem solicitando desde domingo estas providências à equipe de gestão da saúde e oficiou ao Prefeito Nilton Hirota.


Mais Médicos

A Vereadora Sandra Kennedy também solicita que sejam contratados mais médicos e equipe de enfermagem para atendimento na UPA. Segundo a vereadora o tempo muitas vezes chega a 5,6 ou até mesmo 7 horas no período do dia! Portanto, até que se seja controlado este surto de gripe e o crescimento dos novos casos Covid deve ser reorganizada a equipe de trabalho urgentemente.

Mais testes

Como disse a Vereadora no ofício ao Prefeito Hirota “os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e mesmo da Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP são claros: devemos fazer os testes para Covid 19 no caso de sintomas respiratórios. E o teste rápido para detectar antígeno é uma alternativa importante e disponível na UPA. Disponível e a baixo custo porque, como Vossa Excelência tem conhecimento, por intervenção do nosso mandato no processo licitatório os preços foram fortemente reduzidos”.

Como se sabe a testagem para diagnóstico não só é importante para a tomada de decisão da conduta clínica como para o planejamento em saúde com base na avaliação epidemiológica!

A vereadora Sandra afirma que se medidas básicas como esta não forem tomadas buscará o Ministério Publico

Pacientes esperaram na chuva em frente a UPA superlotada, à espera de atendimento



Postar um comentário

0 Comentários