Segundo imóvel de aposentado fica livre de penhora, propõe deputada Rosana Valle Segundo imóvel de aposentado fica livre de penhora, propõe deputada Rosana Valle - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Segundo imóvel de aposentado fica livre de penhora, propõe deputada Rosana Valle

Rosana Valle quer evitar perda de renda com aluguel se for para manter família do inativo

O aposentado ou pensionista, que recebe até três salários mínimos, e que depende, para sustento da família, do aluguel de seu segundo imóvel, além do que reside, não poderá ter este bem penhorado pela justiça. Projeto de Lei 4575/21, da deputada federal Rosana Valle (PSB), impede que os aposentados percam esta importante forma de complementação de renda familiar, muitas vezes vital para sua sobrevivência.

A iniciativa da deputada altera a Lei 8.009, de 29 de março de 1990, que trata da impenhorabilidade do bem de família. Com a mudança proposta, o segundo imóvel também passa a ser impenhorável caso seja, exclusivamente, destinado a aluguel como forma de complementação de renda familiar.

Assim, além da própria residência do casal ou da entidade familiar, o segundo imóvel passa a ser impenhorável e livre de responder por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam.

“Muitos aposentados têm um segundo imóvel, que alugado contribui com sua renda mensal, incluindo aí a sobrevivência do cônjuge, filhos e netos que possam residir com ele. Com este aluguel, pagam convênios médicos, remédios e alimentação para seus familiares. Se este segundo imóvel é penhorado, toda a família sofrerá graves consequências”, argumenta a parlamentar.
A deputada lembra que os aposentados, geralmente idosos, não têm condições de retornar ao mercado de trabalho. Para Rosana, a medida visa impedir que milhões de brasileiros venham a se juntar aos 17 milhões de desempregados, aumentando este já enorme contingente em extrema vulnerabilidade social.

Segundo imóvel de aposentado fica  livre de penhora, propõe deputada Rosana Valle


Postar um comentário

0 Comentários