Adolescentes participam de oficina de bonecas Abayomis Adolescentes participam de oficina de bonecas Abayomis - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Adolescentes participam de oficina de bonecas Abayomis

O dia 30 de novembro foi marcado pelo retorno das atividades presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com adolescentes da faixa etária de 12 a 17 anos e, para celebrar em grande estilo, foi realizada uma atividade temática, que trouxe a reflexão e debate sobre etnia racial. Este tema foi escolhido visto que o mês de novembro (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra.

“Realizar discussões como essas se faz de extrema importância para rompermos com o processo de Racismo Estrutural, que é ainda tão presente em nossa sociedade”, destacou a assistente social Ana Lea, técnica de referência do SCFV.

Além dos debates, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolveu uma Oficina de Confecção de bonecas Abayomis, que contou com a artista e artesã Mih Chilena.

Na ocasião, Mih Chilena contou sobre a história das Abayomis, que eram bonecas confeccionadas nos navios negreiros por mulheres negras que foram arrancadas de suas terras para serem escravizadas no Brasil e, como forma de amenizar a dor sentida, criavam a partir de pedaços de panos rasgados das barras das saias ou dos turbantes, sem costura, essas que se tornaram além de bonecas, um objeto de identificação entre os povos.

“Envolvidos pela história e com os panos nas mãos, os adolescentes realizaram a construção das bonecas Abayomis. Além disso, promovemos um diálogo sobre questões ligadas ao preconceito racial em nossa sociedade e em como podemos rompê-lo”, explicou Ana Lea.

A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Jacupiranga, por meio do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)


Adolescentes participam de oficina de bonecas Abayomis




Postar um comentário

0 Comentários