A equipe de Polícia Militar Ambiental patrulhava o Rio Ribeira de Iguape com vistas a coibir a atividade em período de piracema quando pela Foz do Ribeira, nas proximidades do bairro Praia do Leste, visualizou uma rede de emalhe a qual se encontrava "estaqueada" com a utilização de âncoras na Foz do Rio Ribeira de Iguape e Boca da Barra, em período de piracema conforme Instrução Normativa 195/08.
Diante dos fatos, a equipe realizou o recolhimento dos petrechos, tratando-se de uma rede de malhas de grillon, medindo aproximadamente 40 metros de comprimento, malhas de 205 mm e 1.60 metros de altura, 44 metros de cabo de cor verde, 02 âncoras de ferro pesando aproximadamente 20 kg cada.
Posteriormente a equipe visualizou de longe uma embarcação realizando atividade de pesca, que ao perceber a aproximação da equipe, evadiu-se, deixando para trás à deriva uma rede de pesca do tipo “feiticeira” contendo três panagens, medindo aproximadamente 90 metros de comprimento, malhas de 145 mm e 380 mm, 2.20 metros de altura, contendo 12 kg de pescados da espécie bagre (Genidens barbus).
Diante dos fatos, por tratar-se de período de Piracema conforme a Instrução Normativa 195/08, o petrecho de pesca foi apreendido e depositado na Sede do 3º Pelotão de PM Ambiental-Iguape.
Os pescados apreendidos foram doados à Instituição denominada Residência Terapêutica de Iguape.
“A Piracema é o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro”.
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.
Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato
Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!