Aberto edital para artesãos participarem da 32 Feira Nacional do Artesanato Aberto edital para artesãos participarem da 32 Feira Nacional do Artesanato - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Aberto edital para artesãos participarem da 32 Feira Nacional do Artesanato

O evento reúne artesãos de todo Brasil e acontecerá no dia 7 de dezembro, em Belo Horizonte. As inscrições encerram no dia 15/11.

Aberto edital para artesãos participarem da 32 Feira Nacional do Artesanato


Os artesãos interessados em participar da 32ª Feira Nacional do Artesanato têm até o dia 15/11 para confirmar sua inscrição. O evento será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 07 e 12 de dezembro e prevê um público de 120 mil pessoas. O edital lançado pela Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo) contempla ainda a participação na Fenearte que acontece em Olinda, PE, nos dias 10 a 19 de dezembro. A iniciativa está de acordo com os planos de ação do Programa Vale do Futuro, que tem o objetivo de levar desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida ao Vale do Ribeira.

Aberto edital para artesãos participarem da 32 Feira Nacional do Artesanato

A participação é restrita a um dos dois eventos. Para os artesãos do estado de São Paulo são reservadas 10 vagas para a Feira Nacional - três para mestras(es) artesãs(ãos), quatro para artesã(ãos) individuais e três para Grupos de Produção Artesanal e/ou entidades representativas. Para a Fenearte, são disponibilizadas seis vagas - duas para mestras(es) artesãs(ãos), duas para artesã(ãos) individuais e duas para Grupos de Produção Artesanal e/ou entidades representativas. A Sutaco apoia os artesãos fazendo o transporte das peças e oferecendo a infraestrutura nos eventos.

Lourdes Aparecida Camargo de Lima, artesã do município de Apiaí, conta que já participou de várias feiras e é sempre muito gratificante. “É muito bom para divulgação do meu negócio, mesmo que não faça a venda na hora, eu consigo ter retorno pelos contatos realizados no evento. Além disso é gratificante interagir com outros artesãos, de outros estados, de outros municípios, trocar conhecimento e experiência”, comenta ela, que trabalha com artesanato em argila há 18 anos e hoje produz com suas filhas peças decorativas e utilitárias no Recanto da Cerâmica, que funciona no sítio da família.

Para o coordenador do Programa Vale do Futuro, incentivar a participação dos artesãos tradicionais do Vale do Ribeira em eventos nacionais e regionais é fundamental para promover a atividade econômica local e melhorar a qualidade de vida das comunidades tradicionais da região. “Temos uma parcela importante de artesãos tradicionais no Vale do Ribeira que têm um conhecimento riquíssimo. Viabilizar para que possam permanecer na sua atividade com dignidade é um compromisso do Vale do Futuro com o artesão e com a preservação da cultura da região”, conclui.

A ficha de inscrição e o edital com todas as informações podem ser acessados no link: https://bit.ly/editalSUTACO

Postar um comentário

0 Comentários