A pedido do deputado federal Samuel Moreira, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, recebeu representantes Cooperativa Central dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira, na sede da Secretaria, em São Paulo. O objetivo foi discutir os desafios do setor na região e encaminhar sugestões e reivindicações. Presidente da Cooperativa, Rafael Grothe de Oliveira saiu do encontro otimista frente às sugestões que encaminhou a Borges e Moreira. “As propostas foram recepcionadas com muito otimismo e o compromisso de que serão incluídas no Programa Vale do Futuro”, afirmou Rafael, após a reunião.
Participaram também da reunião, o secretário-executivo de Agricultura, Francisco Matturro, o coordenador-geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio, e o diretor financeiro da Cooperativa VR, Isnaldo Lima da Costa.
”O deputado Samuel Moreira é o nosso ‘embaixador’ daquela região. As demandas trazidas pelo diretor-presidente da Cooperativa e seus parceiros, que o acompanhavam, serão estudadas pela secretaria e incluídas no Programa Vale do Futuro. Afinal, o desenvolvimento da agricultura naquela região, com o fomento da pesquisa, são compromissos nossos e do Governo do Estado de São Paulo”, disse Itamar Borges, após o compromisso.
Antes do encontro, a Cooperativa havia enviado uma carta ao deputado esclarecendo ponto a ponto as sugestões e reivindicações do setor, divididas em fomento, crédito, pesquisa, ATER e comercialização. Sobre a primeira, os cooperados sugeriram a inclusão dos agricultores do Vale do Ribeira nos projetos de parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, selecionando planos de negócios para diversos culturas. A respeito de crédito, eles pediram a recepção de pedidos de financiamento de agricultores familiares nas linhas de crédito do programa Desenvolve SP.
Sobre pesquisa, os representantes da Cooperativa destacaram a necessidade de desenvolver tecnologias para a cadeia produtiva da bananicultura, do palmito pupunha e demais culturas de baixo impacto ambiental. Os cooperados propuseram também a proposta de criação de uma Assistência Técnica e Extensão Rural –ATER, unindo instituições como a Unesp Registro na capacitação de filhos de agricultores. Por fim, no capítulo comercialização, a Cooperativa sugeriu um maior incremento na relação das instituições como prefeituras na aquisição de produtores do Vale do Ribeira, que praticam preços de 10% a 20% inferiores ao do mercado.
“A agricultura é uma atividade econômica importante do Vale do Ribeira, tendo produzido R$ 1,24 bilhão em 2018, em valor de produção, segundo o IBGE, bem lembrado pelos representantes da Cooperativa. Portanto é um setor fundamental para a região na retomada da economia pós-pandemia”, afirmou o deputado Samuel Moreira. “A área é contemplada com ações do Programa Vale do Futuro. Estarei acompanhando de perto estas demandas que poderão resultar em iniciativas que gerem benefícios para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou o coordenador-geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio.
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.
Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato
Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!