Indígenas Guaranis promovem visita na aldeia Pindo-ty em Pariquera-Açu Indígenas Guaranis promovem visita na aldeia Pindo-ty em Pariquera-Açu - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Indígenas Guaranis promovem visita na aldeia Pindo-ty em Pariquera-Açu

Venha conhecer e experimentar os costumes tradicionais do povo Guarani!

Indígenas Guaranis promovem visita na aldeia Pindo-ty em Pariquera-Açu

A visita na Aldeia da comunidade indígena Pindo-Ty, em Pariquera-açu é uma excelente oportunidade para conhecer e experimentar a cultura e das tradições principais do povo Guarani no próximo dia 24 de outubro, das 9 às 12 horas.

Indígenas Guaranis promovem visita na aldeia Pindo-ty em Pariquera-Açu

As vagas para a visitação são limitadas ao máximo de 25 pessoas em função da pandemia da COVID-19. Outros cuidados também devem ser observados como a vacinação dos participantes, assim como o uso de máscara e do álcool em gel.

A iniciativa é comunitária e conta com apoio operacional é do IDESC. Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira de Registro. A visitação turística é uma ação que faz parte do resultado de aulas do curso de empreendedorismo em pequenos negócios do SENAC de Registro, com a participação da comunidade local.

Na programação da visita estão previstas as seguintes atividades: a recepção aos visitantes na entrada da aldeia, o passeio em uma trilha na aldeia, guiada por monitores indígenas; um bate-papo sobre a história dos guaranis, a apresentação do coral de dança e música, uma experiência com arco e flecha e ainda um lanche tradicional guarani: a xypa e café.

O Vale do Ribeira abriga a maior porção da Mata Atlântica remanescente no Brasil, além de importantes faixas de restinga e manguezais. Em meio a essa exuberante beleza natural, povos indígenas preservam sua história e tradições, pois as características ambientais locais possibilitam o exercício pleno do modo de vida Guarani. Em Pariquera Açu, encontra-se a Aldeia Pindo-Ty (pindo = palmeira, ty = lugar), que vive de acordo com sua história, valorizando principalmente o respeito, entendendo que todos querem viver bem, em família com a comunidade. Na aldeia Pindo- Ty se preservam as atividades produtivas tradicionais dos Guarani Mbya, que se complementam com atividades que geram renda, tais como a confecção e a venda de artesanato, turismo e apresentações musicais.

Para participar, o visitante deverá contribuir com uma quantia de R$ 50,00 que será totalmente destinado a um fundo que custeará a vinda de um novo pajé para a aldeia, localizada na linha Jurubatuba, a seis quilômetros do centro da cidade. https://goo.gl/maps/aMipigwVUetfqk666

Para fazer reserva é necessário fazer um PIX (chave CNPJ) 04546861000120 e envio o comprovante para o 5513997424824, com a data preferida, o nome e a idade de quem irá participar. As vagas são limitadas em 25 participantes.

Mais informações no Idesc: 99742-4824.

Postar um comentário

0 Comentários