Comissão de Política Mineral se reúne para discutir a elaboração do Plano de Mineração para o Vale do Ribeira Comissão de Política Mineral se reúne para discutir a elaboração do Plano de Mineração para o Vale do Ribeira - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Comissão de Política Mineral se reúne para discutir a elaboração do Plano de Mineração para o Vale do Ribeira

Na última quinta-feira, dia 21 de outubro de 2021, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), realizou a primeira reunião da Comissão de Política Mineral do Vale do Ribeira.

Comissão de Política Mineral se reúne para discutir a elaboração do Plano de Mineração para o Vale do Ribeira

A ação pertence ao programa Vale do Futuro e a Comissão de Política Mineral do Vale do Ribeira constituída pela Resolução Conjunta SIMA/SDE/SDR N°01/2021 é decorrente das demandas apresentadas pelo setor mineral no 1º Fórum de Mineração do Vale do Ribeira realizado no município de Registro em março de 2020.

Composto por diversas instituições do setor público municipal, estadual e federal, representações empresariais e meio acadêmico, a Comissão de Política Mineral tem como objetivo incrementar a atividade de mineração do Vale do Ribeira em bases sustentáveis, gerando emprego e renda.

“A proposta é articular o governo federal, estadual e prefeitos, envolvendo as instituições reguladoras ambientais e minerais junto com todos os outros atores vinculados no tema para promover o desenvolvimento do Vale do Ribeira naquilo que a região é fortemente vocacionada: a mineração, a partir de desenvolvimento sustentável” – Subsecretário de Infraestrutura Cassiano Ávila.

Durante a reunião, o Coordenador de Petróleo, Gás e Mineração José Carlos Garcia, Secretário Executivo da Comissão, apresentou a importância da mineração do Vale do Ribeira, histórico e origem da Comissão, constituição das Câmaras Temáticas e Agenda de Trabalho da Comissão com proposta de lançamento do Plano de Mineração para outubro de 2022.

“O Vale do Ribeira é um dos territórios mais ricos em biodiversidade e de maior potencial mineral do estado. O trabalho da Comissão é fundamental para desenvolvermos a atividade minerária aliada à sustentabilidade ambiental, social e econômica”, comentou Marco Aurélio Gomes, coordenador do programa Vale do Futuro.

Postar um comentário

0 Comentários