Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio Ribeira Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio Ribeira - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio Ribeira

O Movimento #SALVEORIORIBEIRA articulou com os Municípios que margeiam e desaguam no Rio Ribeira de Iguape, leis foram criadas e ações constantes estão sendo realizadas para garantir a preservação do Rio envolvendo o Vale do Ribeira.

Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio  Ribeira


Uma série de ações marcaram as atividades do movimento #Salve o Ribeira nos últimos dias que tem como meta a preservação do Rio que dá nome à região do Vale do Ribeira. Tão importante como símbolo regional, o rio é sinônimo de vida e a manutenção deste patrimônio natural, depende de todos nós e é disso que o movimento traz, a reunião de amigos em favor do Rio Ribeira de Iguape.

Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio  Ribeira



Neste sábado (09/10), crianças participaram de plantio de mudas nativas do Rio Ribeira de Iguape, além de atividades educativas no Quintal do Ribeira, em Registro-SP, onde puderam conhecer mais sobre a importância da preservação do Rio para toda a população do Vale do Ribeira.

Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio  Ribeira
Guardiões do Ribeira: Prefeitos e vereadores que aprovaram as Leis Municipais, Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Registro e Iguape

“As ações representam um resgate da preservação do Rio Ribeira. (...) Com este movimento que envolve importantes personalidades do Vale do Ribeira. Nós teremos uma ação próspera no Vale do Ribeira”, disse o advogado, Gilberto Veiga, em entrevista à repórter Dione Aguiar, da TV Tribuna. Conforme a reportagem, foram 212 mudas nativas plantadas somente em Registro-SP.


Comemoramos o dia e a semana com a Campanha Salve o Rio  Ribeira


No Dia do Rio Ribeira, dia 6 de outubro, o grupo promoveu eventos alusivos à data em Iguape onde por meio da Lei Municipal n° 2432/21, foi instituída o Dia do Rio Ribeira, proposta sancionada pelo prefeito Wilson Lima, que junto aos Departamentos de Educação, Cultura, Esportes e Eventos, realizaram com os alunos do 4° ano, uma roda de conversa, criação de desenhos e artes, e exposição no pátio da Escola do Bairro.

Em Sete Barras, também em alusão à data aconteceu o lançamento da cartilha ambiental falando do Rio Ribeira e que será distribuída aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Já em Iporanga uma nova lei marca a lei do Dia e da Semana do Rio Ribeira. “...Um trabalho grandioso, assim como o nosso querido Rio Ribeira, nos deixando felizes pela criatividade de todos os envolvidos”, avaliou Flavio Rocha, Coordenador do Movimento.

Também no dia 6 de outubro, crianças plantaram 40 mudas de árvores nativas ao lado da rampa municipal, em comemoração ao dia do Rio Juquiá, um dos afluentes do Rio Ribeira de Iguape, ação essa executada pela Prefeitura Municipal de Juquia, juntamente com o Depto. De Meio Ambiente da Prefeitura e Coordenada pelo Prefeito Gilberto Matsusue, e participação do Presidente da Associação dos Amigos do Rio Juquia, Toninho Cabral Muniz.

Desta maneira, o grupo de amigos pretende fazer com que leis sejam criadas e ações constantes sejam realizadas para garantir a preservação do Rio envolvendo cidades como Registro, Eldorado, Sete Barras, Juquiá e Iporanga.

O Rio Ribeira de Iguape nasce no Paraná, a aproximadamente 100 km de Curitiba, recebendo vários afluentes em seu percurso. Um rio de contrastes, passa no seu curso superior por um singular trecho de Mata Atlântica, se avizinha de cavernas de importância turística e segue um caminho caudaloso entre montanhas, passando por cidades do Vale do Ribeira.

O rio cruza a planície costeira do Rio Ribeira, desembocando no oceano na Barra do Ribeira, em Iguape. Desde a conclusão do Valo Grande, em 1856, parte de suas águas não deságua diretamente no mar, e sim no Mar Pequeno, compreendido entre o continente e Ilha Comprida, e vão em direção ao Atlântico, desaguando na Barra do Icapara, a 16 quilômetros do centro.

Fonte: Portal Cidade de Registro 

Postar um comentário

0 Comentários