Tapiraí recebe mentoria e apoio em saúde no enfrentamento à pandemia Tapiraí recebe mentoria e apoio em saúde no enfrentamento à pandemia - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Tapiraí recebe mentoria e apoio em saúde no enfrentamento à pandemia

Iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde), gerido pelo Legado das Águas em parceria com o Instituto Votorantim e investido pela Votorantim Energia

Tapiraí recebe mentoria e apoio em saúde no  enfrentamento à pandemia

Tapiraí, 20 de setembro de 2021 – O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, está apoiando, em parceria com o Instituto Votorantim, a execução do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde), investido pela Votorantim Energia, no município de Tapiraí, interior de São Paulo, onde a Reserva está localizada. Dentro dessa iniciativa, o município recebe, gratuitamente, apoio para o enfrentamento da pandemia e para aprimorar sua oferta de assistência integral à saúde, além de outras ferramentas de gestão.

Ao participar do AGP Saúde, as administrações municipais e suas equipes técnicas de saúde podem avaliar suas estratégias e, com a iniciativa, aprimorar processos, práticas e níveis de gestão. O primeiro passo do programa foi a aplicação de um diagnóstico rápido da atuação do município na área da saúde, com ênfase para atenção primária e vigilância epidemiológica. A partir disso, o município definiu o que é mais urgente e prioritário, assim como metas e objetivos.

A cidade montou uma equipe multidisciplinar para participar da mentoria online. Esse time foi responsável, com as orientações dos consultores do programa, por implementar os planos de ação definidos e por acompanhar a evolução prática das iniciativas. Ao final do período de mentoria, o diagnóstico inicial foi reaplicado para identificar se o município conseguiu cumprir suas metas e se avançou nas competências de gestão priorizadas.

Os trabalhos aconteceram com foco em seis temáticas prioritárias:


1. Fluxo de dados Epidemiológicos: Monitoramento da Covid-19 e comunicação dos dados municipais para medidas preventivas efetivas.

2. Rastreamento de Contatos: Estratégias para testagem e acompanhamento do contágio, para evitar a transmissão comunitária.

3. Vacinação: Apoio ao plano municipal de vacinação, monitoramento de insumos e da cobertura de vacinação e vacinados.

4. Comunicação de Risco: Estratégias para que a população tenha acesso contínuo a informações corretas e atualizadas.

5. Cobertura da Atenção Primária: Mapeamento da cobertura e estratégia para expansão da Atenção Básica no território, com identificação de áreas de vazios sanitários e vulnerabilidades.

6. Previne Brasil (iniciativa de repasse de recursos do Ministério da Saúde): Apoio para o monitoramento e o reporte de indicadores que garantam o repasse de recursos.

Para David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, empresa que faz a gestão do Legado das Águas, o AGP Saúde reforça o compromisso da Reserva no apoio ao desenvolvimento socioeconômico de Tapiraí. “Sempre trabalhamos em parcerias para o aprimoramento da gestão pública e a pandemia fez nosso olhar se voltar para a saúde nos municípios onde atuamos. Verificamos questões locais imediatas que precisavam de nosso apoio, como a doação dos EPIs para os profissionais de saúde, equipamentos para as UTIs e a viabilização de cestas básicas para famílias mais carentes que não tinham recursos nem para alimentação diária. A empatia com essa realidade nos impulsionou e, junto com o Instituto Votorantim e todas as investidas da Votorantim, criamos um centro de inteligência e inovação, onde várias tecnologias desenvolvidas foram disponibilizadas, que deixarão um legado positivo de longo prazo para toda a rede que movimentamos: prefeituras, hospitais, profissionais de saúde, e todos os colaboradores da Reservas Votorantim que se solidarizaram nesse movimento”, conta.

O programa


A metodologia do AGP Saúde é voltada a municípios com até 350 mil habitantes. O programa tem por objetivo apoiar cidades menores, onde costuma haver mais dificuldade para acessar recursos financeiros e técnicos para a área de saúde. O AGP Saúde é uma das diversas iniciativas adotadas pela Votorantim, desde março de 2020, para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia. Os acionistas, a holding investidora Votorantim S.A. e as empresas de seu portfólio (Altre, banco BV, CBA, CESP, Citrosuco, Nexa, Reservas Votorantim, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia), por meio do Instituto Votorantim, direcionaram juntos R$ 150 milhões para combater a Covid-19.

“Fizemos uma análise de impacto das nossas iniciativas de 2020 que revelou maior eficácia, em termos de vidas poupadas e casos evitados, quando existe a melhoria da gestão pública do sistema de saúde. Isso vem pautando nossas ações em 2021”, afirma Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim. Esse estudo de impacto, realizado por um parceiro externo, a Metas Sociais, mostrou que, nos 151 municípios em que ocorreu a mentoria de apoio à gestão pública em 2020, quase 1 mil vidas foram poupadas, houve a redução de mais de 33 mil casos de Covid e um custo evitado de R$ 120 milhões em gastos com UTI.

Por meio do Instituto e em parceria com as empresas da Votorantim, como o Legado, e outras instituições privadas, atualmente o AGP Saúde 2021 atende 34 municípios, localizados em dez estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Juntas, essas cidades somam quase 2 milhões de habitantes. Na maioria delas, há presença de empresas investidas da Votorantim.

Sobre o Legado das Águas

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas à atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br

Sobre o Instituto Votorantim

Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios sociais nas localidades de atuação da companhia. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.

Postar um comentário

0 Comentários