Prefeitura de Pariquera-Açu visita Cooperativa de coleta seletiva em Cajati Prefeitura de Pariquera-Açu visita Cooperativa de coleta seletiva em Cajati - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Prefeitura de Pariquera-Açu visita Cooperativa de coleta seletiva em Cajati

A COORECA recolhe atualmente por mês 25 toneladas de materiais recicláveis e conta com mais de 20 cooperados que atende diversos bairros do município.

Prefeitura de Pariquera-Açu visita Cooperativa de coleta seletiva em Cajati

A Divisão do Meio Ambiente da Prefeitura de Cajati recebeu na última segunda-feira, 27 de setembro a comitiva da prefeitura de Pariquera-Açu que veio conhecer a Cooperativa de Recicladores de Cajati (COORECA), que desenvolve um trabalho muito importante para redução das desigualdades sociais, para a geração de renda e principalmente para o equilíbrio do meio ambiente em Cajati.

Fundada em 2005, a COORECA recolhe atualmente por mês 25 toneladas de materiais recicláveis e conta com mais de 20 cooperados que atende diversos bairros do município. Uma instituição que conta com o apoio de diversos departamentos da administração municipal, principalmente o departamento social e o Fundo Social de Solidariedade de Cajati. Diante disso, os representantes dos departamentos e catadores de Pariquera-Açu puderam trocar experiências e receber orientações acerca da estruturação e funcionamento da cooperativa do município.

Para o engenheiro ambiental da Prefeitura de Cajati, Marcelo Barbosa foi gratificante receber outras cidades que estão na fase ou pretendem iniciar parcerias e estruturar o sistema de coleta seletiva com cooperativas. “Os catadores de Pariquera-Açu tiveram a oportunidade de vir aqui no município e ver como atua a cooperativa, os técnicos da prefeitura e os diretores atuantes. Uma troca de experiências para saber como se dá a parceria entre a prefeitura e a cooperativa”, afirma.

A comitiva de Pariquera-Açu era composta pela primeira dama do município visitante e presidente do Fundo Social de Solidariedade Ilza Costa, a diretora da Divisão de Meio Ambiente, Renata Cristina de Lima, a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Jucileia Muniz Wach do Nascimento, a coordenadora do CRAS, Valéria Cristina Oliva Cardoso, o ajudante geral, Luís Carlos Bispo e a estagiária de Biologia, Ana Larissa Novaes. “Eu acho importante conhecer uma cooperativa que é referência aqui no Vale, ter as experiências compartilhadas pela COORECA durante a nossa visita, fortalece os nossos conhecimentos para auxiliar na formalização de uma cooperativa em nosso município. Foi uma visita muito produtiva, tivemos o contato com a representante do instituto Mandu, que explanou sobre a sua experiência com cooperativa”, disse a diretora da Divisão de Meio Ambiente de Pariquera-Açu, Renata Cristina de Lima, que complementou: “Acreditamos que com a formalização da nossa cooperativa em Pariquera-Açu, tanto os interessados em participar destas cooperativas serão beneficiados através da oportunidade de uma geração de renda como também o meio ambiente deixando de enviar materiais recicláveis para o nosso aterro, permitindo assim aumentar a vida útil dele”, afirma.

“A COORECA é um dos poucos lugares que tem um cooperativa funcionando há 15 anos. Pra nós é uma prazer fazer essa interação, porque a gente auxilia o desenvolvimento não só do município, mas ajuda expandir a rede de interações entre as cooperativas do Vale do Ribeira”, finaliza o engenheiro ambiental da Prefeitura de Cajati.

A COORECA está localizada na Estrada Municipal Antônio Domingues Chagas, Nº S/N no bairro Barro Branco em Cajati - SP, CEP 11950-000. Informações: (13) 3854-5455.

Postar um comentário

0 Comentários