Nesta ultima segunda-feira (27/09), durante patrulhamento ambiental foi efetuado deslocamento até o Canal do Valo Grande em Iguape, com o objetivo de coibir e reprimir a atividade de pesca irregular da espécie "Anchoviella lepidentostoles" (manjuba) no referido Canal, haja vista tratar-se de local proibido conforme Instrução Normativa 033/04.
Iniciado a incursão náutica pelo local, onde em certo ponto foram visualizadas várias embarcações de propulsão a motor onde seus ocupantes exerciam atividade de pesca ilegal, e que ao perceberem a aproximação das embarcações policiais e da viatura de apoio terrestre, evadiram-se do local transpondo a Barragem sentido Rio Ribeira de Iguape, abandonando suas redes no leito navegável o que dificultou a passagem para uma possível aproximação e identificação dos infratores da Lei.
Diante da irregularidade, as equipes se empenharam por cerca de 04 (horas) para o recolhimento e apreensão de todos os petrechos de pesca, tratando-se de 50 ( cinquenta) redes de emalhar tipo "corrico" medindo 60 (sessenta) metros cada que totalizaram 3.000 ( três mil metros) de cumprimento todos com panagem de grilon, malhas de 24 milímetros, com 02 ( dois) metros de altura, tralha de flutuação com bóias brancas e tralhas de imersão composta por chumbos.
Cabe ressaltar que devido a ação rápida das equipes e a atividade de pesca ainda estar se iniciando, não haviam pescados emalhados nas redes apreendidas.
A infração constitui infração ambiental prevista no Art. 34 da Lei 9.605/98 e será levada à autoridade de Polícia Judiciária mediante ofício para eventuais providências na esfera penal.
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.
Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato
Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!