FESTIVALE – Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo FESTIVALE – Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

FESTIVALE – Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo

Quem não assistiu às apresentações, poderá assisti-las pelo canal do Youtube

 

FESTIVALE – Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo

O Festivale - Festival de Cultura, Economia Criativa e Empreendedorismo no Vale do Ribeira finalizou, no último dia 29 de agosto, domingo, suas apresentações, que levaram o melhor da cultura do Vale do Ribeira para a casa das pessoas, com uma programação, que contou com 12 dias, de 18 a 29 de agosto, sempre a partir das 19h, com transmissão pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UC03iG8C7Z0UpZRK2tRksqAw  e pelo facebook do Projeto https://www.facebook.com/festivaledoribeira, com atrações que contaram com seis rodas de conversa, seis oficinas, seis relatos de experiências, 17 apresentações artísticas, duas apresentações de pratos típicos e um curso de empreendedorismo online, envolvendo participantes de dez cidades do Vale do Ribeira, atingindo um público de 2.672 expectadores pelo youtube e 11.072 pessoas pelo facebook, totalizando um público geral de 13.744 expectadores.

O Festivale foi uma realização da Associação Grupo Cultural Tiduca, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Aldir Blanc, sendo que o evento trouxe atrações de seis segmentos artísticos, captando o melhor da cultura, empreendedorismo e economia criativa do Vale do Ribeira.

O evento teve como objetivo oportunizar uma experiência de aprendizado, troca de informações, divulgação e aprofundamento do conhecimento sobre a importância da cultura local como fonte de criação, fruição e o desenvolvimento de setores da economia criativa e do empreendedorismo no Vale do Ribeira.

O FESTIVALE contemplou algumas linguagens artísticas, culturais e da economia criativa que são de extrema importância para o Vale do Ribeira, pois geram renda por meio de produtos e serviços baseados no capital intelectual e criativo, e que foram muito afetados durante a pandemia, sendo eles: Artesanato, Gastronomia, Música, Patrimônio Imaterial, Teatro e Diversidade Cultural.

Segundo o coordenador geral do Projeto, Cleber Rocha Chiquinho, “foi evento muito desafiador, primeiro porque queríamos mostrar a diversidade cultural do Vale do Ribeira e isso não é nada fácil, já que é uma região extremamente rica e diversa, com representações culturais importantes em todas as áreas. Como adoramos desafios, começamos a construir uma proposta que só ia aumentando ao longo do tempo. Com isso, tivemos que optar por fazer um recorte e escolhemos seis segmentos que acreditamos que poderiam mostrar um pouquinho da diversidade cultural, da gastronomia, da música, do teatro, do artesanato e dos patrimônios imateriais que temos no Vale do Ribeira.

Outro desafio foi fazer esse enorme registro durante uma pandemia. Contatos feitos, agenda pronta, equipe de produção trabalhando a todo vapor e…vem a segunda onda! Com ela as preocupações com prazos e, principalmente, com a saúde e segurança de todas as pessoas envolvidas. Decidimos adiar as gravações e segurar um pouco mais a ansiedade em ver todas essas ideias se materializarem.

Novas adequações no formato do evento, muda aqui, muda ali, chegamos numa proposta final e bora gravar. Foram momentos únicos e fantásticos, de contato com grupos, comunidades, artistas, fazedores e fazedoras de cultura que estavam mais ansiosos que nós para mostrarem suas artes. E mostraram da melhor maneira possível, com muito amor e carinho pelo que fazem. São relatos de experiências, oficinas, apresentações culturais, teatrais e musicais que nos transbordam de alegria com o tanto de sentimento que depositaram nesses momentos únicos.

Fora as rodas de conversa, que enalteceram ainda mais esse delicioso evento e criaram elos, mesmo que à distância, entre todas as pessoas que contribuíram com seus saberes e práticas. E um curso de empreendedorismo e economia criativa, que, com certeza, serviu de estímulo para muitos empreendedores e empreendedoras.

Gratidão à toda equipe que produziu esse evento, a todos os participantes e a todos que nos apoiaram de alguma forma.

Para assistir às apresentações ou para outras informações sobre o Projeto, os eventos, os participantes e o Vale do Ribeira, estão à disposição no site do evento: https://festivaledoribeira.com.br/ , na página do facebook: https://www.facebook.com/festivaledoribeira ou no instagram @festivaledoribeira.

           

 

Postar um comentário

0 Comentários