Cinesolar e Legado das Águas promovem três dias de atividades gratuitas em Tapiraí e Juquiá Cinesolar e Legado das Águas promovem três dias de atividades gratuitas em Tapiraí e Juquiá - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Cinesolar e Legado das Águas promovem três dias de atividades gratuitas em Tapiraí e Juquiá

Roteiro pela região do Vale do Ribeira terá oficinas ambientais e programação de cinema com exibições de curtas-metragens e do longa “Mogli: O Menino Lobo”

Cinesolar e Legado das Águas promovem três dias de atividades gratuitas em Tapiraí e Juquiá



O Cinesolar, primeiro cinema itinerante brasileiro que funciona com energia solar, promove um roteiro de atividades gratuitas em setembro, no Vale do Ribeira. A iniciativa, que será realizada em parceria com o Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país, será dividida em dois dias de atividades em Tapiraí, nos dias 27 e 28, e um em Juquiá, no dia 29.

Nas duas cidades, o público vai poder acompanhar sessões de cinema, que serão compostas por um programa de curtas-metragens e o longa-metragem “Mogli - O Menino Lobo”, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, em 2017. Serão oferecidas ainda oficinas focadas em educação ambiental e práticas sustentáveis em Tapiraí, mas apenas para pessoas previamente cadastradas.

As atividades integram a programação do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, e fazem parte do calendário de Educação Ambiental do Legado das Águas.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão rígidos protocolos de segurança. Serão disponibilizados álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

“Ficamos muito satisfeitos com mais esta parceria com o Legado das Águas e com esse retorno ao Vale do Ribeira, região que sempre recebe os nossos projetos com muito entusiasmo”, declara Cynthia Alario, sócia da Brazucah produções e idealizadora do Cinesolar.

A retomada presencial do Cinesolar após as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 ocorreu em agosto deste ano com três exibições na cidade de Miracatu, também no Vale do Ribeira. Cada uma delas contou com a presença de 50 espectadores, que assistiram às produções seguindo todos os protocolos de segurança.

As novas exibições do Cinesolar na região do Vale do Ribeira são viabilizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinada do Legado das Águas, apoio do Instituto Votorantim, com realização da Brazucah Produções e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Cultura e Conservação


Daniela Gerdenits, coordenadora de parcerias e responsabilidade social do Legado das Águas, explica que a Reserva está realizando o projeto no Vale do Ribeira com o objetivo de fortalecer a conservação da Mata Atlântica por meio da educação e cultura. “As

sessões de cinema trazem filmes com temáticas ambientais que são sensibilizadoras, conectando as pessoas com a conservação por meio da cultura. É importante trabalhar a conservação sob diferentes aspectos, por isso, temos investido em diversas ações de Educação Ambiental. Além disso, as sessões de cinema são uma ótima opção de lazer e diversão”, diz.

Confira abaixo a programação completa e os locais de exibição:

Tapiraí

Data: 27/09 (segunda-feira)

09h às 12h: Oficinas Ambientais

Local das oficinas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Bairro do Turvo

18h: Programação de curtas-metragens e exibição de “Mogli: O Menino Lobo”

Local de exibição dos filmes: Quadra da Escola Municipal José de Moura Glasser, no Bairro do Turvo.

Data: 28/09 (terça-feira)

14h às 17h: Oficinas Ambientais -

Local das oficinas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Enir da Silva Pilan - Rua Eduardo Costa Maguetta, 155.

18h: Programação de curtas-metragens e exibição de “Mogli: O Menino Lobo”

Local de exibição dos filmes: Centro de Eventos Matheus Ricciard - Rodovia Padre Guilherme Howel

Juquiá

Data: 29/09 (quarta-feira)

18h: Programação de curtas-metragens e exibição de “Mogli: O Menino Lobo”

Local de exibição dos filmes: Escola Estadual João Adorno Vassão - Rua Visconde de Rio Branco, 205, Vila Industrial.

Sobre o Cinesolar:


Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

Sobre o Legado das Águas

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção. Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Postar um comentário

0 Comentários