Sebrae-SP e Prefeitura Municipal implantam Programa de Desenvolvimento Local em Registro-SP Sebrae-SP e Prefeitura Municipal implantam Programa de Desenvolvimento Local em Registro-SP - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Sebrae-SP e Prefeitura Municipal implantam Programa de Desenvolvimento Local em Registro-SP

Ação tem como objetivo estimular o empreendedorismo no município; atividades estão acontecendo desde janeiro de 2021

Sebrae-SP e Prefeitura Municipal implantam Programa de Desenvolvimento Local em Registro-SP



O Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Registro firmaram uma parceria para implantar o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) com o objetivo de levar mais sustentabilidade, crescimento e competitividade ao município por meio de ações ligadas ao empreendedorismo envolvendo diversas entidades parceiras do setor público, setor produtivo e a sociedade civil.

O projeto será realizado até o fim de 2021, com possibilidade de continuidade em 2022. O Sebrae-SP, juntamente com cerca de 55 representantes do município, conduziu uma Oficina de Planejamento de Ações (OPA), norteada pelo plano de governo do atual prefeito Nilton Hirota, destacando as necessidades do município que envolvem a inclusão produtiva, a desburocratização, as compras públicas e a governança.

As ações trabalhadas em conjunto irão refletir em mais empregos, geração de renda, aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e acesso a crédito. O programa é baseado de acordo com a vocação regional e no fomento e desenvolvimento de negócios. Em Registro, estão sendo trabalhadas ações voltadas para os setores do Turismo, Bananicultura e Comércio, além de outras 38 ações que contemplam programas de sucesso já estabelecidos no Estado para micro e pequenos empreendedores.

“Esta parceria com o Sebrae é estratégica, pois se trata de uma instituição que é referência em empreendedorismo. Por meio desta parceria queremos facilitar o acesso para o desenvolvimento da vocação empreendedora da população e qualificação da mão-de-obra. O Sebrae vai contribuir de maneira muito importante para que isso aconteça conforme o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. Nossa intenção é desenvolver as pessoas através de educação, capacitação e cultura empreendedora“, afirmou o prefeito de Registro, Nilton Hirota.
De acordo com a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos, o programa foi criado para unir todos os setores e agentes para promover o desenvolvimento local por meio de ações de políticas públicas, educação empreendedora e soluções setoriais. “Entendemos que o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social”, comenta. De acordo com a especialista, as oportunidades de qualificação vão contribuir diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos munícipes da região. “Queremos que este programa conceda ao cidadão e à cidadã registrense a oportunidade de serem protagonistas de suas vidas”, destaca.

AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO


Cultura Empreendedora – 86 professores da rede municipal do ensino fundamental já foram capacitados na metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), programa que insere a disciplina de empreendedorismo na rotina escolar. Serão mais de 3,5 mil alunos impactados pelo programa ainda em 2021. Já para o ensino médio, o Sebrae-SP oferece o programa Vai Lá e Faz com diversas opções de cursos EAD onde os alunos podem praticar os principais comportamentos empreendedores. As inscrições estão disponíveis pelo link https://digital.sebraesp.com.br/?termo=ensino%20medio. Por fim, mais de 400 estudantes universitários foram atendidos, em parceria com a UNISEPE, com cursos do Empreenda Rápido que estimulam o empreendedorismo em suas respectivas áreas de formação.

Inclusão Produtiva – Por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social e da Diretoria de Trabalho e Renda, Inclusão Produtiva e Economia Solidária, foram programados 90 cursos técnicos do programa Empreenda Rápido nas áreas de alimentação, manutenção elétrica, gestão em negócios, beleza e cuidadores de menores. As capacitações incluem os temas controle financeiro e vendas para que seja acelerada a atividade empreendedora. A expectativa é que mais de 1,2 mil pessoas sejam impactadas. Até o fim do primeiro semestre de 2021 já se capacitaram 621 registrenses.

Políticas Públicas – A cidade de Registro sediou o 1º laboratório de formação de agenda do contrato Sebrae e FGV no último dia 1º de junho. Mais de 50 pessoas estiveram presentes, entre elas representantes de 23 dos 25 municípios da região total do Vale do Ribeira, inclusive com a participação de sete prefeitos. Foram realizadas diversas atividades envolvendo os eixos principais do PDL: inclusão produtiva, desburocratização, compras públicas, ambiente de negócios e relações institucionais, governança e desenvolvimento regional.

Dentre as ações de compras públicas, o Sebrae-SP realizou capacitações para gestores públicos e micro e pequenas empresas para incentivo e aumento das compras públicas dentro do município. Já no campo da desburocratização, o agente de desenvolvimento do município, a Sala do Empreendedor e o Centro de Capacitação estão atuando como grandes instrumentos de trabalho ao desenvolvimento local. A sede do Banco do Povo na cidade, por exemplo, oferece linhas de crédito diferenciadas para empreendedores e empreendedoras alavancarem seus negócios.

Programas vocacionais – O PDL de Registro inclui também a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa com o programa do Selo de Qualidade para o Turismo da RT Caminhos da Mata Atlântica. Até o momento já foram 10 empresas do município seladas e seis empresas que estão sendo capacitadas para receberem o selo ainda em 2021. Foi realizado ainda o festival gastronômico delivery “Aiq Dá Gosto Ser do Ribeira”, no qual os produtos regionais foram destaque nos pratos criados por diversos restaurantes especialmente para o evento.

Ciência, inovação e tecnologia – O Sebrae-SP faz parte do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Vale do Ribeira e apoia todas as iniciativas e capacitações empreendedoras, que envolvem desde a academia, até as startups em mapeamento para formação do ecossistema de inovação do Vale do Ribeira. O canal Cit Talks é uma das iniciativas desta ação e está disponível no YouTube pelo link https://www.youtube.com/cittalks.

Novas oportunidades de capacitação – O escritório do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, localizado em Registro, oferece ainda uma série de oportunidades para micro e pequenas empresas da cidade e de toda a região. Todas as turmas abertas podem ser encontradas pelo link www.bit.ly/agendavr. Mais informações pelo telefone (13) 3828-5060. Para atendimento presencial, o endereço é Rua José Antonio de Campos, 297, no centro de Registro. O município conta, ainda, com atendimento presencial em sua Sala do Empreendedor, localizada na Rua São Francisco Xavier, 165, também no centro, próximo à igreja matriz. O contato pode ser feito pelo e-mail saladoempreendedor@registro.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3828-2062.

Postar um comentário

0 Comentários