Ilha Comprida conta com oito Ecopontos para o descarte de óleo de cozinha Ilha Comprida conta com oito Ecopontos para o descarte de óleo de cozinha - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Ilha Comprida conta com oito Ecopontos para o descarte de óleo de cozinha

Ilha Comprida - A Divisão do Meio Ambiente da Ilha Comprida e a empresa Bio Vale Coletas firmaram parceria para a instalação de novos ecopontos para descarte de óleo de cozinha usado no município. Os ecopontos estão instalados nos prédios públicos :Prefeitura da Ilha, Administração Prefeitura no Boqueirão Sul, Bazar do Artesanato do Fundo Social de Solidariedade (Pedrinhas), na Ecovila Juruvaúva, no Centro de Atenção ao Turista (CAT) e nos parceiros Bar Adauto´s , na Imobiliária Sim Imóveis e na Adega Casa da Sogra.

Ilha Comprida conta com oito Ecopontos para o descarte de óleo de cozinha



A orientação é para que as pessoas acondicionem o óleo usado em garrafa pet e leve-o aos Ecopontos. Empresas interessadas em também contar com um Ecoponto, podem entrar em contato com a Divisão de Meio Ambiente da Ilha pelo telefone (13) 38427091, com Daniela. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o consumo de óleos vegetais no Brasil se situa em torno de três bilhões de litros ao ano, e a estimativa é que, de cada quatro litros consumidos, um seja descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente sem o devido cuidado e controle.

Apesar de o óleo ter a consistência líquida, uma vez que ele se mistura com a água, se solidifica e faz com que a tubulação fique obstruída, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Isso significa que boa parte desse resíduo chega aos mananciais e fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de várias espécies aquáticas.

Algumas pessoas realizam o descarte do óleo colocando-o dentro de sacos de lixo. Isso também não é correto porque, à medida que entra em contato com o solo, o óleo impermeabiliza o terreno, impedindo que a água se infiltre. Isso piora em situações de enchentes, além de que o resíduo carregado pela chuva se acumula às margens dos rios.

Postar um comentário

0 Comentários