Sebrae-SP e FGV realizam novo encontro para melhorar o ambiente de negócios no Vale do Ribeira Sebrae-SP e FGV realizam novo encontro para melhorar o ambiente de negócios no Vale do Ribeira - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Sebrae-SP e FGV realizam novo encontro para melhorar o ambiente de negócios no Vale do Ribeira

Evento acontece na próxima terça-feira (27), às 9h, no Quintal do Ribeira; objetivo será discutir os desafios encontrados para a região no primeiro encontro com prefeitos, vice-prefeitos, entidades de classe e demais parceiros da região

Sebrae-SP e FGV realizam novo encontro para melhorar o ambiente de negócios no Vale do Ribeira
Luis Guilherme Guerra Sanches e Michelle Raimundo dos Santos, gerentes regionais do Sebrae-SP

Na próxima terça-feira (27), o Sebrae-SP e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) realizam o segundo encontro do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas voltado para estimular a economia e o empreendedorismo em todos os municípios do Vale do Ribeira. O evento será realizado de forma presencial, a partir das 09h, no Quintal do Ribeira, localizado na Rua Ribeira, 230, em Registro. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gestores, entidades de classe e demais parceiros estarão presentes.

O objetivo do Programa de Articulação Regional de Políticas Públicas é formar e organizar nas diferentes regiões do Estado uma rede de liderança de gestores públicos junto a iniciativa privada e sociedade civil para que possam conhecer, entender e contribuir com as agendas de políticas públicas empreendedoras que o Sebrae-SP trabalha, tendo como eixos-principais a inclusão produtiva, a desburocratização, as compras públicas e a governança.

No primeiro encontro, realizado em 01 de junho, 49 líderes da região estiverem presentes representando 22 municípios, entre eles prefeitos, vice-prefeitos, chefes de gabinete, secretários, diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, assessores, agentes, presidentes e vice-presidentes de entidades de classe de municípios como Registro, Juquiá, Iguape, Iporanga, Apiaí, Barra do Turvo, Ilha Comprida, Itararé, Cajati, Itariri, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Ribeirão Grande, Pedro de Toledo, Eldorado, Miracatu, Cananeia, Itapeva, Coronel Macedo, Ribeirão Grande, Itaoca e Sete Barras. Foram identificados diversos desafios que serão discutidos neste novo encontro.

No campo da desburocratização, por exemplo, a capacitação de gestores públicos, o investimento na informatização dos processos e a organização de processos internos foram alguns dos pontos destacados. Já em inclusão produtiva, pilares como educação, saúde, assistência social e o turismo foram evidenciados como passíveis de fomento, assim como as iniciativas conexas ao plano regional de economia criativa “Dá Gosto Ser do Ribeira”.

Na pauta de compras públicas, os principais desafios levantados pelos presentes foram a melhoria do planejamento e comunicação entre gestores públicos, a necessidade de uma legislação municipal própria que incentive compras de fornecedores locais e a capacitação destas micro e pequenas empresas da região para participarem das licitações. Por fim, a integralidade das potencialidades locais, a logística entre os municípios, as parcerias público-privadas, novas leis de incentivo e a capacitação empreendedora nas escolas foram pontos de destaque em governança.

“Queremos nesse segundo encontro compartilhar os desafios e propor soluções práticas para os líderes locais a fim de melhorar o ambiente de negócios do Vale do Ribeira e estimular a economia neste momento de retomada. A região tem um potencial enorme e só conseguiremos usufruir dele se estivermos todos focados e unidos no mesmo objetivo, em uma verdadeira rede de articulação visando o desenvolvimento sustentável da nossa região”, comenta a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos.

 

Postar um comentário

0 Comentários