Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

O Projeto O Registro da Cultura Caiçara pelos Olhos da Juventude inicia ações

O Projeto “O Registro da Cultura Caiçara pelos Olhos da Juventude” iniciou suas ações e em breve os jovens de cada segmento: Pesca Artesanal, Religiosidade Católica, Fandango Caiçara e Módus vivendis Quilombola iniciarão as entrevistas com mestres da cultura local, com a intenção de criar um inventário dos costumes caiçaras, porém com o olhar da juventude, com vistas a perpetuar a cultura caiçara.

O Projeto O Registro da Cultura Caiçara pelos Olhos da Juventude inicia ações



O Projeto “O Registro da Cultura Caiçara pelos Olhos da Juventude” tem como objetivo principal contribuir para a manutenção das manifestações culturais caiçaras de Cananéia, sendo elas o Fandango Caiçara, a Pesca Artesanal, o Módus vivendis Quilombola, a Religiosidade Católica e a gastronomia que está inserida nos quatro segmentos; tendo como objetivos específicos:

- O registro destes costumes em um acervo digital sobre cultural local.

- A inserção de jovens em tais práticas;

- A perpetuação dessas manifestações, através da elaboração de uma plataforma virtual.

- A oportunidade do reconhecimento identitário cultural nos jovens, fazendo com que eles se sintam parte atuante desta história.

- A elaboração de uma plataforma virtual para a inserção do inventário.

O Projeto “O Registro da Cultura Caiçara pelos Olhos da Juventude” realizará uma pesquisa in loco e virtualmente, com a participação efetiva de quatro jovens da comunidade, que durante dois meses realizarão intercâmbios junto aos grupos e/ou coletivos do qual fazem parte, falando, entrevistando e fazendo captação de imagens sobre as manifestações supracitadas tendo também a orientação da equipe técnica, que contém um jovem em sua composição, realizarão uma coletânea com um olhar inovador, sobre cada manifestação.

Após a coleta de dados e elaboração do material, será criada uma plataforma virtual para inserir todas as informações coletadas. Essa Plataforma será inaugurada através de uma LIVE, onde serão realizadas entrevistas com os jovens participantes, onde eles irão expor toda aprendizagem adquirida referente ao trabalho desenvolvido.

Para tanto, será realizada divulgação junto às comunidades com as manifestações culturais integrantes deste Projeto, com anúncios em rádio comunitária e nas redes sociais do Projeto (facebook e instagram), além da realização de mutirão de rodas de conversa.

O Projeto “O Registro da Cultura Caiçara a pelos olhos da Juventude” terá duração de 12 meses, sendo os três primeiros meses de planejamento e montagem da logística e estrutura, oito meses de vivências efetivas junto às manifestações culturais e um mês de elaboração da plataforma virtual e finalização, que contará com entrevistas com os participantes, em forma de live.

Postar um comentário

0 Comentários