Legado das Águas realiza webinar com referências nacionais em sustentabilidade e conservação da Mata Atlântica Legado das Águas realiza webinar com referências nacionais em sustentabilidade e conservação da Mata Atlântica - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Legado das Águas realiza webinar com referências nacionais em sustentabilidade e conservação da Mata Atlântica


Gastronomia e paisagismo sustentáveis, mobilidade urbana e hábitos saudáveis serão os temas abordados no evento gratuito em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Legado das Águas realiza webinar com referências nacionais em sustentabilidade e conservação da Mata Atlântica



O que podemos fazer pela conservação da Mata Atlântica, juntos? Para promover esse espaço de reflexão e aprendizado é que o Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país – realizará, de 7 e 11 de junho, um evento on-line e gratuito com profissionais de diversas áreas da conservação e sustentabilidade. As inscrições para o “Webinar Legado das Águas – Por um futuro mais sustentável”, podem ser feitas até o primeiro dia do evento, acessando o link: https://materiais.legadodasaguas.com.br/webinar-futuro-mais-sustentavel.

De 7 a 10 de junho, o evento acontecerá a partir das 19h30, e no dia 11, às 18h. Em todos os dias, a programação terá cerca de 1 hora, com momento para respostas às perguntas dos participantes.

O webinar é uma comemoração ao Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, mesmo dia em que o Legado das Águas completa 9 anos. Tradicionalmente, a Reserva promove eventos alusivos à data, principalmente com os municípios onde o Legado está inserido: Juquiá, Miracatu e Tapiraí. Nesse ano, em formato virtual, o evento expande para outros públicos, inclusive para outros estados que também são abrigados pela Mata Atlântica.

Programação

7 de junho, às 19h30 | Gastronomia Sustentável: do mato ao prato

O evento abre com um assunto que pede muita atenção no momento: alimentação. O bate-papo abordará a influência de hábitos alimentares saudáveis na qualidade de vida. O tema será apresentado por Beatriz Carvalho – fundadora da Mato no Prato, movimento de popularização das plantas comestíveis para a diversificação alimentar e a melhora na qualidade de vida das pessoas – e Leandro Farkuh, fundador da marca biO2, referência no mercado brasileiro em alimentos naturais e orgânicos.

8 de junho, às 19h30 | Jardim em casa: plantando o amanhã

Para quem deseja ter um pedacinho da Mata Atlântica em casa ou gerar mais valor para o seu negócio por meio do paisagismo com plantas nativas, o segundo dia do evento é o momento para aprender. A conversa abordará a importância da conservação das florestas e sua relação com a saúde humana, mitos e verdades do paisagismo com nativas e dicas de como cultivar plantas em casa. O bate-papo será liderado por Nô Figueiredo, paisagista criadora do canal no Youtube Nô Figueiredo, e o Ricardo Cardim, botânico e paisagista da Cardim Arquitetura Paisagística, e parceiro do Legado das Águas na implementação do Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica para a produção de espécies nativas para projetos paisagístico e de reflorestamento.

9 de junho, às 19h30 | Hábitos sustentáveis: começando pelo banho

O terceiro dia é uma inspiração – e guia prático – para quem deseja iniciar ou aperfeiçoar um estilo de vida mais saudável. O bate-papo abordará a importância para o meio ambiente e oportunidades de negócios com produtos plastic free, vegan, cruelty free e natural. A conversa será comandada por Mariana Leal, da Ibirá - Alquimia da Mãe Terra; e Natalia Freire, adepta do estilo de vida baseado em alimentação natural.

10 de junho, às 19h30 | Bicicletas: locomoção, saúde e sustentabilidade

O penúltimo dia traz um bate-papo sobre bike, a importância dessa modalidade para o bem-estar e o aumento expressivo do nicho em tempos de pandemia. Para apresentar o tema, os convidados são: Therbio Cezar, Editor Executivo da Revista Bicicleta, e João Magalhães, Coordenador de comunicação da Shimano, entusiasta da bicicleta e idealizador do Podcast na Rádio Alpha FM, ‘Conversa de Bike’.

11 de junho, às 18h | Influencie o mundo mudando a sua mente

Para encerrar o evento, uma conversa inspiradora sobre como as Redes Sociais podem ser importantes ferramentas para a formação de cidadãos conscientes sobre a preservação dos recursos naturais. Comandam o dia: Maysa Santoro, bióloga e ambientalista, que trabalha como educadora ambiental e se dedica às causas de conservação do meio ambiente em ONGs de resgate de fauna silvestre, no Brasil e na África do Sul; e Paulina Chamorro, jornalista de temas socioambientais, colaboradora da National Geographic Brasil e uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelo Oceano.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários