Ilha Comprida confirma dois novos óbitos e soma 37 mortes por Coronavirus - Covid-19 Ilha Comprida confirma dois novos óbitos e soma 37 mortes por Coronavirus - Covid-19 - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Ilha Comprida confirma dois novos óbitos e soma 37 mortes por Coronavirus - Covid-19


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - ERRATA 

Diferente do que divulgamos na tarde de segunda 24/05 sobre o histórico do óbito de um senhor de 76 anos, ocorrido no dia 22/05, onde foi apontado que ele não teria procurado o Posto Covid, vimos a publico informar que esse senhor procurou, sim, o Posto Covid do município no dia 20/05, logo após ter testado positivo ao Covid-19 em teste efetuado por uma farmácia local. A recusa em ir ao Posto ocorreu na noite do dia 22/05, quando ele passou mal.

Ilha Comprida confirma dois novos óbitos e soma 37 mortes por Coronavirus - Covid-19

Esse senhor , portador de hipotireoidismo e hiperplasia de próstata, começou com sintomas gripais no dia 20/05, foi a uma farmácia da rede privada , realizou teste que positivou ao Covid e foi ao Posto Covid-19. No Posto, ele relatou que os sintomas persistiam havia cerca de oito dias – apresentava tosse e saturação de 98%- , passou por avaliação médica, foi medicado conforme protocolo e orientado a procurar atendimento médico se houvesse piora do quadro clinico.

Conforme relato dos familiares, o paciente passou mal na noite do dia 22/05 e, nesse dia, se recusou a procurar atendimento médico. Pela manhã , ainda de acordo com os familiares, ainda não se sentia bem. Os familiares acionaram a ambulância pelo 192. A equipe atendeu o chamado e constatou o óbito às 11h do dia 22/05. A causa da morte, conforme declaração de óbito, foi parada cardíaca, insuficiência respiratória, pneumonia e Covid 19 . O paciente em questão recebeu a primeira dose da vacina Coronavac no dia 19/03, mas se recusou a tomar a segunda dose.

O segundo óbito foi de um rapaz de 29 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 14/04. Procurou o Pronto Socorro dia 26/04 apresentando tosse, dispneia e febre. Realizou exame para Covid 19 - Swab rápido – com resultado positivo. Foi encaminhado ao Posto Covid, medicado conforme prescrição médica, mantido em observação sob os cuidados médicos e de enfermagem e inserido no Cross para transferência para unidade hospitalar de referência. A transferência para o Hospital Regional, em Registro, aconteceu no dia 27/04, onde permaneceu internado até o dia 23/05, quando evoluiu a óbito.

Com os dois óbitos ocorridos nos últimos dias, somaram 37 mortes na Ilha por Covid-19. O Departamento Municipal de Saúde rastreia e monitora todos os casos confirmados e suspeitos da doença para prevenir a disseminação do vírus no município. Para atendimento aos casos suspeitos, a Saúde da Ilha mantém desde março do ano passado, o Posto Avançado Covid-24 horas na UPA da Marginal Candapuí. É obrigatório o uso de máscaras no município e o cumprimento dos os protocolos preventivos ao Covid-19 .

Postar um comentário

0 Comentários