Escolha para onde vai parte do seu Imposto de Renda Escolha para onde vai parte do seu Imposto de Renda - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Escolha para onde vai parte do seu Imposto de Renda


É possível destinar, diretamente na declaração, até 6% do imposto devido. Prazo vai até dia 31 de maio

Escolha para onde vai parte do seu Imposto de Renda


Você sabia que pode decidir para onde vai uma parte do seu Imposto de Renda? Ao preencher sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, se optar pela tributação por deduções legais, você consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso. Pode destinar tanto quem tem saldo de imposto a pagar quanto quem tem saldo de imposto a restituir.


Ainda não é possível estimar o potencial de destinação na Declaração de 2021, mas os valores são grandes e podem fazer muita diferença na vida de milhares de crianças, adolescentes e idosos. Para se ter uma ideia, em 2020, os cerca de 4 milhões de contribuintes do estado de São Paulo que entregaram a declaração no modelo completo poderiam ter destinado quase R$ 2,4 bilhões. Contudo, apenas cerca de 25.600 contribuintes optaram por realizar destinações diretamente na declaração. A soma dessas destinações informadas nas declarações foi de R$ 35,2 milhões, o que representa apenas 1,48% do que poderia ter sido alcançado.


Saiba como destinar


Para destinar parte do seu imposto diretamente na declaração, é preciso optar pela tributação por deduções legais, popularmente conhecida como modelo completo. Após preencher toda a declaração, incluindo a ficha “Doações efetuadas”, com eventuais destinações realizadas ao longo do ano passado, vá à ficha "Doações Diretamente na Declaração", clique em “novo” e saiba o valor disponível para doação. Daí basta escolher para quais dos fundos cadastrados quer destinar e quanto. Você pode dividir o valor disponível entre mais de um fundo ou destinar o valor total para apenas um. Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, acesse o menu “Ajuda” do Programa Gerador da Declaração (PGD) clicando na tecla F1 do teclado do computador.


Após transmitir a declaração, é só imprimir o Darf (um para cada fundo escolhido) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração. O valor total destinado será abatido do que você deveria pagar de imposto, se tiver saldo de imposto a pagar, ou somado à restituição, se tiver saldo de imposto a restituir. Vale lembrar que sua declaração só terminará de ser processada quando o sistema da Receita Federal detectar que o Darf da destinação foi pago e não há nenhuma outra pendência.




Destine parte do seu Imposto de Renda e ajude a proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossas crianças, adolescentes e idosos!

Postar um comentário

0 Comentários