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A importância do autocuidado



Especialista do Senac Registro-SP ensina como fazer o escalda-pés, uma prática milenar que ajuda a revigorar e espantar o estresse

A importância do autocuidado

Para aliviar as tensões do dia a dia nosso corpo precisa de pausas restauradoras. Em meio aos transtornos causados pela pandemia é necessário despertar nas pessoas a importância do autocuidado. Juliana Minguetti, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Registro explica que é preciso incentivar a rotina dos bons hábitos. “O bem-estar está no ar, o convite é para que cuidemos de nós, e dos que amamos enquanto esperamos tudo isso passar.”

Entre as técnicas que despertam boas sensações, a especialista recomenda o escalda-pés. “Não permita que nada estrague esse momento de ouro. Deixe o celular no modo avião, isso fará toda a diferença.

São só alguns minutinhos desligados do mundo. Acredite todos sobreviverão sem você, e agradecerão por retornar renovada às suas atividades.”

De acordo com a docente, o momento precisa ser planejado. Escolha as músicas com antecedência. Também vale preparar um chá para degustar enquanto relaxa os pés. “Quando estiver fazendo a hidratação massageie cada pedacinho deles. Caso passe longos períodos sentados faça movimentos também nos tornozelos e panturrilhas para ativar a circulação do sangue nas extremidades.”


Escalda-pés

Para relaxar os pés em uma água quentinha você vai precisar:

- Uma bacia ou recipiente fundo o suficiente para cobrir os pés;

- Água morna;

- Ervas aromáticas (alecrim, camomila, lavanda, hortelã) naturais, secas ou em saches de chá;

- Toalha para secar os pés;

- Creme ou óleo hidratante;

- Meias para manter o calor e a hidratação dos pés;

- Pantufa ou chinelo para não tocar o chão com os pés quentinhos.



A especialista explica que essa prática pode ser feita em qualquer horário do dia. Contudo, recomenda-se que seja realizada em momentos tranquilos, como antes de dormir, para que o período de bem-estar seja prolongado. “Pode incluir outros elementos à massagem como bolinhas de gude na bacia, espaguete da piscina ou as bolinhas do seu pet e rolar as solas dos pés sobre eles. Se preferir faça isso antes de mergulhar os pés. Assim, sentirá ativados seus pontos reflexos. Passados uns 15 minutinhos de imersão dos pés, é hora de enxugá-los, hidratá-los enquanto massageia e por fim, calçar as meias”, ensina.


Senac Registro-SP

Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Flórida – Registro/SP Inscrições e informações: www.sp.senac.br/registro

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