Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Sebrae-SP completa 23 anos de atuação no Vale do Ribeira


Escritório em Registro comemora marca nesta terça-feira, dia 13 abril; ao todo foram mais de 28 mil atendimentos e consultorias, além de diversos projetos estruturados para MPEs da região desde o início da pandemia

Sebrae-SP completa 23 anos de atuação no Vale do Ribeira

Nesta terça-feira, 13 de abril, o Sebrae-SP comemora 23 anos de atuação no Vale do Ribeira. Em todo esse tempo, a instituição promoveu a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas da região. Mas seu trabalho nunca foi tão importante quanto neste momento de crise por conta da pandemia do novo coronavírus: no último ano, o escritório regional da entidade em Registro realizou mais de 26 mil atendimentos, 2,2 mil consultorias e diversos projetos estruturados auxiliando os empreendedores a reduzirem custos e aumentarem seus faturamentos.



O Vale do Ribeira possui atualmente mais de 30 mil pequenos negócios, sendo 24.230 Microempreendedores Individuais (MEI) – 3.792 apenas em Registro. Durante a pandemia, o número de MEIs cresceu 14% na região, enquanto que entre 2019 e 2020 o acréscimo foi de 13,7%. Em Registro o aumento foi ainda mais evidente: 16,6% durante a crise contra 14,2% antes da pandemia.



Pensando justamente neste crescimento de empreendedores na região durante a crise, o Sebrae no Vale do Ribeira desenvolveu diversos projetos para auxiliar os pequenos negócios iniciantes ou já estabilizados. Entre eles é possível citar o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) em Ilha Comprida; o Selo de Turismo; o programa de Artesanato e Leilão Virtual; o projeto Dá Gosto Ser do Ribeira; diversas ações de acesso a novos mercados como o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), Comércio Brasil, Rodadas e Clube de Negócios, além de facilitar o acesso a crédito.



Visando algumas vocações regionais, o Sebrae-SP também desenvolveu projetos estruturados de Bananicultura em parceria com a ABAVAR e de Qualidade do Leite, com a Levitare. Isso sem mencionar as diversas ações de inclusão produtiva direcionadas aos profissionais e empreendedores da Economia Criativa do Vale do Ribeira envolvendo os segmentos da música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, artes urbanas, patrimônio e literatura.



Para a gerente regional do Sebrae-SP Michelle Santos, a equipe do Sebrae Vale do Ribeira tem um propósito muito expressivo, cujo direcionamento visa potencializar parcerias e oportunidades de negócios para os empreendedores da região. “Mesmo com tantos desafios por conta da pandemia, vamos comemorar o 23º aniversário da regional com sensação de gratidão e plena realização da missão, tanto pela representatividade quanto pela eficiência da instituição no desenvolvimento do Vale do Ribeira: o vale das oportunidades”, comenta.



Michelle destaca ainda a parceria de diversas instituições do Vale do Ribeira no fomento ao empreendedorismo na região. “Somos muito gratos às prefeituras municipais, às associações comerciais, consórcios e articuladores regionais, entidades do Sistema S, veículos de imprensa e, claro, aos nossos clientes que acreditam em nosso trabalho para o desenvolvimento dos seus negócios”, completa.



Depoimentos



Proprietário da D’Rei Indústria e Comércio de Conservas, Luis Toledo é um destes clientes que cresceram com o Sebrae-SP. Participou de diversos projetos em seu segmento de palmito pupunha, além de programas de gestão e inovação, como o Agentes Locais de Inovação (ALI). “Conheci o Sebrae-SP por meio de feiras de negócios. Sem perder tempo, sabendo do potencial do Sebrae-SP, conheci os gestores e tive um excelente atendimento. Daí teve início um relacionamento que não tenho adjetivo para externar imensa gratidão do tamanho da excelência!”, comenta.



Assim como os clientes, os parceiros também reconhecem a importância do Sebrae-SP no Vale do Ribeira. A gerente do Sesc Registro, Débora Teixeira, a parceria entre o Sesc e Sebrae-SP é de grande valor aos empresários e funcionários das empresas do Vale do Ribeira. “Potencializa e amplia o alcance das ações propostas pelas duas instituições, sejam elas na formação, desenvolvimento, valorização das pessoas e na qualidade de vida”, afirma.



Wilber Rossini, líder de articulares regionais da FGV/Sebrae, afirma que recebeu o convite para apoiar a construção do plano de economia criativa do Vale do Ribeira com grande honra, o que acabou gerando outros projetos. “Foi fundamental para desenvolver o projeto Selo de Qualidade para o Turismo e estratégias para o polo tecnológico do Vale do Ribeira CITVALE. Alegria celebrar essa data com vocês”, comenta.



Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, é outro que destaca as ações do Sebrae-SP e reafirma a parceria com a entidade e os resultados na região. “Imaginam quantos empreendimentos e pessoas impactadas? Famílias melhorando sua qualidade de vida? Comunidades se desenvolvendo econômica e socialmente? Não é possível quantificar tudo isso, mas dá para sentir e se orgulhar pelo privilégio de saber que esse trabalho transforma, para melhor, tantas vidas. Isso é ser Sebrae!”.



Prefeito de Ilha Comprida, Geraldino Junior entende que o conhecimento é transformador e o Sebrae-SP tem uma importante atuação na capacitação dos comerciantes, empresários e prestadores de serviços do município. “Nossa parceria permite ações conjuntas e conhecimento sobre os mais modernos e eficientes modelos de organização na área empresarial. É um apoio fundamental, principalmente nesse período de pandemia. Estamos confiantes na transformação da Ilha Comprida e do Vale do Ribeira num dos principais destinos turísticos do país e parte dessa conquista devemos aos 23 anos de trabalho do Sebrae-SP na região”, comemora.



Para o gerente do SENAI Registro, Carlos Gomes, o Sebrae-SP tem sido um grande parceiro. “Embora faça parte de sua missão, é admirável o empenho e dedicação de toda a equipe sempre incentivando o empreendedorismo e, especialmente, propondo ações para o desenvolvimento da competitividade das micro e pequenas empresas, sempre respeitando a cultura e as potencialidades da região”, enfatiza.



Já o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e Presidente da Associação Comercial de Juquiá (ACIAJU), Júpter Furquim, neste mês de aniversário do escritório regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira é importante relembrar o sucesso e todos os estupendos resultados produzidos com as entidades parceiras. “O Sebrae-SP trabalha em áreas específicas trazendo uma gama de serviços, incentivando as instituições e o empreendedorismo em sua essência contribuindo de forma relevante, principalmente neste momento em que os empreendedores mais precisam. O Sebrae-SP é sinônimo de empreendedorismo, capacitação e desenvolvimento regional”, finaliza Furquim.



Comemoração

Para celebrar os 23 anos do escritório regional no Vale do Ribeira, o Sebrae-SP vai realizar uma live nesta quinta-feira, 15 de abril, às 20h. Consultores e analistas vão comentar os resultados de ações importantes desenvolvidas em prol dos pequenos negócios nos últimos meses. Para acompanhar, basta acessar a página do projeto Dá Gosto Ser do Ribeira pelo YouTube ou acessar diretamente o link https://www.youtube.com/watch?v=8oobYgPQbmQ.



Fale com o Sebrae-SP!

Futuros empreendedores e donos de pequenos negócios do Vale do Ribeira podem procurar o escritório do Sebrae-SP em Registro localizado na Rua José Antônio de Campos, 297, no Centro. O telefone é o (13) 3828-5060. Durante a fase emergencial do Plano São Paulo no combate à pandemia, o atendimento está sendo realizado de forma online. É possível contatar o Sebrae pelo WhatsApp: (13) 3828-5078 / (13) 3828-5077 ou direto na Central de Atendimento 0800 570 0800.

Postar um comentário

0 Comentários