Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Legado das Águas abre inscrições para o Programa Portas Abertas 2021


O Programa tem como objetivo proporcionar um dia de experiência na Mata Atlântica para instituições do Vale do Ribeira


Legado das Águas abre inscrições para o Programa Portas Abertas 2021



Com o objetivo de proporcionar momentos de diversão, conhecimento e muito contato com a natureza, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, abre as inscrições para o Programa Portas Abertas 2021. A iniciativa é voltada para instituições de ensino público, beneficentes e sem fins lucrativos, associações e conselhos municipais da região do Vale do Ribeira, visando fortalecer o relacionamento com a comunidade.

Por meio do programa, as instituições selecionadas recebem um dia de visita gratuito à Reserva, onde, além de conhecerem os principais atrativos turísticos, têm acesso ao trabalho realizado pelo Legado nas frentes de Ecoturismo, Educação Ambiental, Pesquisa Científica, conservação e produção de espécies nativas no Viveiro de Plantas.

Em 2020, três instituições foram contempladas pelo programa: a Banarte, associação de artesãs pioneiras na produção de peças a partir da fibra da folha de bananeira, de Miracatu; a Casa da Criança e do Adolescente de Juquiá; e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), também de Miracatu.

Legado das Águas abre inscrições para o Programa Portas Abertas 2021

“O principal objetivo do Programa Portas Abertas é proporcionar essa aproximação entre a Reserva e a comunidade. Para nós, essa união é essencial para o territorial que acreditamos ser possível na região. Queremos deixar o Legado de que, juntos, podemos ir mais longe e por isso, é importante mostrar o potencial que a Reserva tem a oferecer para todo o Vale do Ribeira, compartilhar os nossos valores com quem faz parte da nossa história. Além disso, o programa Portas Abertas também ganhou um novo sentido neste ano. Depois de meses de pandemia e distanciamento, esse contato com a natureza, em um ambiente aberto, tomando todas as medidas de segurança, é uma chance para renovar as energias de todos nós”, destaca Daniela Gerdenits, coordenadora de Parcerias e Responsabilidade Social do Legado das Águas.

No roteiro do programa, estão atividades como Visita ao Viveiro de Plantas e orquidário, trilha do Cambuci, almoço, trilha da figueira e Jardim Sensorial. O Portas Abertas é destinado, principalmente, para os municípios onde o Legado das Águas está inserido: Juquiá, Miracatu e Tapiraí, mas também para outras cidades no Vale do Ribeira. Conforme Daniela, poderão participar instituições como escolas públicas municipais e estaduais da região, associações e cooperativas, instituições beneficentes e sem fins lucrativos (abrigos, lar de idosos, Caps, Cras e afins) e Conselhos Municipais, como de Turismo, Meio Ambiente, Educação e de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

As inscrições podem ser feitas pela internet, na página oficial do Legado das Águas (https://legadodasaguas.com.br/portasabertas/) até o dia 30 de abril. Todos os critérios de seleção são públicos e podem ser acessados no portal. A seleção será realizada entre os dias 4 e 13 de maio deste ano e a divulgação das instituições contempladas ocorrerá entre os dias 14 e 21 de maio. As visitas estão previstas para iniciar em 27 de maio e devem se estender até dezembro, uma instituição selecionada por mês.

Biossegurança


A consultora destaca ainda que o Legado das Águas tem seguido rígidos protocolos de segurança contra a Covid-19. Entre elas, distanciamento social, limite de pessoas por visita (máximo de 20 pessoas), higienização frequente de áreas comuns, uso de máscaras, etc. “É importante frisar que estamos sensíveis ao atual cenário mundial diante do novo coronavírus, acompanhando constantemente os novos protocolos, e que as datas das visitas estão previstas dentro do plano do governo estadual, podendo ocorrer mudanças, caso seja necessário. Tudo para garantir uma experiência única, e segura, a todos os participantes”, completou Daniela.

Para mais informações ou dúvidas, as instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail portasabertas@legadodasaguas.com.br.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários