Iguape estrutura seu Arquivo Histórico Iguape estrutura seu Arquivo Histórico - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Iguape estrutura seu Arquivo Histórico

Criado pela Lei Municipal nº 2.394, de 16 de dezembro de 2020, sancionada pelo prefeito Wilson Almeida Lima, o Arquivo Histórico Municipal “Major Ernesto Guilherme Young” está sendo estruturado para ser disponibilizado aos interessados, assim que for possível devido ao momento crítico que o País vem passando.

Iguape estrutura seu Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico recebeu o nome do historiador anglo-brasileiro Ernesto Guilherme Young (1850-1914), que, nascido em Londres, Inglaterra, veio ao Brasil ainda jovem e decidiu se instalar em Iguape, onde atuou como engenheiro e também como pesquisador da história, fauna e flora do Vale do Ribeira, escrevendo inúmeros trabalhos a respeito. Foi vereador, intendente de Iguape (sem receber salário) e sócio do prestigioso Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.



Iguape estrutura seu Arquivo Histórico



Com sua sede junto à Biblioteca Municipal, na rua Major Moutinho, 200, esquina com a avenida Eduardo Ébano Pereira, Beira do Valo, o Arquivo Histórico está por constituir seu Conselho Diretor bipartite (sociedade civil e Poder Público) e definir seu regimento interno, a par de reunir, recuperar e catalogar – o que vem fazendo, contando com servidores e voluntários – toda sorte de importantes documentos relativos à história de Iguape e Vale do Ribeira, até então dispersos e precariamente armazenados em diferentes prédios públicos.


Iguape estrutura seu Arquivo Histórico



O Arquivo Histórico não reúne somente processos de Iguape (inventários, testamentos, inquéritos policiais, jornais etc), mas de toda a região. Seu rico acervo possui processos, a partir do século XVIII, de Iguape, Eldorado (antiga Xiririca), Cananeia, Jacupiranga (antiga Botujuru), Miracatu (antiga Prainha), Juquiá, Pedro de Toledo (antiga Alecrim), Itariri, Registro, e ainda do Núcleo Colonial de Pariquera-Açu.

Iguape estrutura seu Arquivo Histórico

Uma vez estruturado, a missão do Arquivo Histórico de Iguape será, além de salvaguardar, garantir acesso irrestrito às informações reunidas, sendo aberto à visitação pública assim que as condições sanitárias permitirem.

Postar um comentário

0 Comentários