Vander Lopes solicita melhorias para o Centro de Controle de Zoonoses Vander Lopes solicita melhorias para o Centro de Controle de Zoonoses - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Vander Lopes solicita melhorias para o Centro de Controle de Zoonoses



O vereador Vander Lopes, esteve no Centro de Controle de Zoonoses de Registro, na última semana de fevereiro, recebido pelo médico veterinário Carlos Henrique e pelo coordenador da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Renan Colaço.

Vander Lopes solicita melhorias para o Centro de Controle de Zoonoses



O vereador conheceu as instalações e a forma de trabalho do CCZ, afim de colher informações técnicas, contribuir nos processos de planejamento e promover projetos e ações de políticas públicas de defesa dos animais.

O Dr. Carlos Henrique falou ainda das competências do CCZ, sobre como é feito o atendimento em diversos casos, quais as medidas tomadas em relação às denúncias de maus tratos aos animais e de alguns projetos que estão sendo estudados para serem implantados em Registro. O vereador elogiou as condições de limpeza, higiene e organização do local destinado aos animais e se disponibilizou a participar da busca de recursos junto ao Estado e à União com a finalidade de garantir a execução dos projetos apresentados.

"Registro precisa melhorar a estrutura da Zoonoses, com ampliação do quadro funcional e a construção do canil e gatil. Além de ampliar as parcerias públicas e privadas para melhor atendimento da população animal da nossa cidade", afirmou o parlamentar.

Vander lembrou que está reivindicando recursos ao deputado estadual Bruno Ganem (PODEMOS), para aquisição de um castramóvel. O vereador salientou que esse veículo será importante para auxiliar nos serviços de castração realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, pois a demanda atual ainda é muito grande, e a aquisição do castramóvel garantirá uma maior agilidade no controle populacional de animais de ruas, bem como atender pessoas de baixa renda. “Quero fazer isso, aumentando o número de castrações na Zoonoses, trazer o castramóvel e fazer o mutirão de castração nos bairros”, explica o vereador.

Diante das diversas doenças que podem se transformar em epidemias e, infelizmente fazer vítimas, Vander alerta que investir na causa animal é também cuidar da saúde humana.

“Animais abandonados se reproduzem de maneira descontrolada. Passam a perambular pelos espaços públicos e podem transmitir doenças. Uma delas é a leishmaniose. Quando temos políticas públicas voltadas para o tema e a infraestrutura necessária de acolhimento, atuamos de maneira inteligente, consequentemente, o município poupa recursos e pode reinvestir em mais saúde, educação, infraestrutura, entre outros”, finalizou Vander Lopes.



Postar um comentário

0 Comentários