Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Mulheres Plurais dialogam sobre o direito de existir



Encontro online que o Sesc Registro realiza nesta quinta, 25 de março, encerra o ciclo de debates do projeto "Conversando sobre Diversidade"

Mulheres Plurais dialogam sobre o direito de existir



Com o projeto "Conversando sobre Diversidade" o Sesc Registro vem estimulando o diálogo e chamando o público do Vale do Ribeira para refletir sobre temáticas sociais importantes que envolvem a população LGBTQIA+, as mulheres negras, indígenas, as mulheres com deficiência. Nesta quinta-feira, dia 25 de março, acontece o terceiro encontro online "Mulheres Plurais", fechando o ciclo de diálogos desta edição do projeto que tem como foco o debate sobre a pluralidade do ser mulher.

Com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Registro no Youtube, a partir das 19h, o encontro propõe uma conversa sobre os lugares ocupados na sociedade por mulheres negras, trans e com deficiência, e sobre a exclusão, limitações e restrições de oportunidades que são impostas a essas mulheres em função do lugar social que ocupam. Também em pauta suas histórias de resistência e de luta para garantir autonomia sobre seus corpos e pelo direito de existirem e serem como são: diversas, diferentes, plurais.

Participam desta última rodada de conversa a psicóloga e escritora Jaqueline Gomes de Jesus (RJ) e a assistente social Fernanda Vicari (RS). A mediação será feita por Ariane Carvalho, agente de Educação Ambiental e técnica de referência em Diversidade Cultural do Sesc Registro. Participam também como convidadas Alaine Santana (psicóloga/SP) e Magô Tonhon (maquiadora e educadora de beleza/SP), que já protagonizaram os debates nos dois encontros anteriores realizados neste mês. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), feita pelas intérpretes Sylvia Sato e Rose Santos .

Autora de diversas publicações científicas, Jaqueline Gomes de Jesus é doutora em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ela coordena o Núcleo de Diversidade Marielle Franco no campus do IFRJ de Belford Roxo. Jaqueline é pesquisadora nas áreas de Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq) e também desenvolveu pesquisa sobre saúde mental de minorias sexuais e de gênero em seis países, incluindo o Brasil. Foi a primeira gestora do Sistema de Cotas para Negras e Negros da UnB e, por indicação da vereadora Marielle Franco, recebeu a Medalha Chiqu inha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a mulheres com reconhecidas contribuições à sociedade.

Fernanda Vicari é formada pela Unisinos e trabalha como assistente social no Projeto "Rumo Norte Inclusão de Pessoas com Deficiência", de Porto Alegre. É vice-coordenadora da Comissão de Saúde da Pessoa com Deficiência em Porto Alegre e presidente da Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (AGADIM). Integra a União Brasileira de Mulheres e lidera o Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência, que tem uma atuação destacada na luta pelo protagonismo das mulheres com deficiência e no movimento contra a visão assistencialista e c apacitista das pessoas com deficiência.

Para participar do encontro final ou rever os anteriores: http://bit.ly/YTMulheresPlurais

Sobre o projeto "Conversando sobre Diversidade"


Esta série de encontros "Mulheres Plurais" marca a retomada das ações do projeto "Conversando sobre Diversidade", iniciado em 2019 pelo Sesc Registro. A iniciativa integra o Programa Diversidade Cultural - Gênero e Sexualidade do Sesc São Paulo, que busca valorizar seus diversos públicos ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, sentir, agir.

Na primeira edição do "Conversando sobre Diversidade", a cultura LGBTQIA+ esteve no centro das conversas, com destaque para temas como identidade de gênero, transfobia, mercado de trabalho, saúde, educação e direito à cidade. Com a pandemia, as atividades foram suspensas, e agora retomadas com o ciclo < font size="2">online "Mulheres Plurais".

Nos dois encontros anteriores realizados em março, as mulheres convidadas e coparticipantes conversaram com o público sobre estética do corpo, construção do conhecimento, educação e cultura ind&iacute ;gena, saúde mental, finalizando agora com a discussão sobre "Lugares de Existência".

Programação:

Conversando sobre Diversidade: Mulheres Plurais
3º Encontro: Lugares de Existência
25/03 - quinta-feira - 19h

Participantes:

- Fernanda Vicari (Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência/RS)
- Jaqueline Gomes de Jesus (escritora e professora/RJ)
Coparticipantes: Alaine Santana (SP) e Magô Tonhon (SP)

Postar um comentário

0 Comentários