Por
meio do PVE, o Legado das Águas teve participação efetiva na transição para o
ensino remoto e promoção da solidariedade e os cuidados com a saúde, física e
emocional, em tempos de distanciamento social
O ano de 2020 ficará marcado por
um dos mais desafiadores para a Educação na história recente. Ainda no início
do ano letivo, o mundo foi pego de surpresa pelo novo coronavírus e escolas
tiveram de fechar as portas e reestruturar todo o sistema de ensino para o
formato remoto e, mesmo em um cenário tão adverso, a Rede Municipal de Ensino
de Juquiá tem motivos para celebrar.
Com o apoio do Programa
Parceria pela Valorização da Educação (PVE) – iniciativa do Instituto
Votorantim, executado pelo Legado das Águas, maior reserva privada de Mata
Atlântica do país, em parceria com a Secretaria de Educação de Juquiá –, o
município conseguiu superar os muitos obstáculos impostos pela pandemia e fechar
o ano com um índice de participação das atividades remotas de 96% dentre os
alunos do Ensino Fundamental. De acordo com o acompanhamento do programa, dos
1.356 alunos de sete escolas do Ensino Fundamental, 1.298 mantiveram a
participação das atividades no decorrer do ano de forma remota; resultado
considerado mais que satisfatório para o programa.
“Quando falamos em Educação, é
claro, que buscamos uma participação de 100%. Mas estamos falando de um cenário
nunca antes visto, que impactou diretamente a vida e a rotina de todos, tanto
que ações de promoção e incentivo à solidariedade e à saúde, física e
emocional, tiveram grande importância para o PVE no ano de 2020. Este foi
somente um dos muitos resultados positivos obtidos em Juquiá e nós só temos que
agradecer aos envolvidos na parceria para a construção desse Legado para o
município”, destaca Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da
Reservas Votorantim.
O PVE trabalha de forma conjunta
com o município de Juquiá há quatro anos na formação e qualificação dos
profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Educação, os Gestores
Educacionais (Gedu), e também na formação dos Gestores Escolares (Gesc) com o
objetivo de promover melhorias na qualidade do ensino. Com a pandemia de
Covid-19, encontros presenciais e todo o suporte de consultoria passou de
presencial para remoto, com foco principal de apoiá-los durante a transição
para o Ensino à Distância e manutenção do modelo escolhido no decorrer do ano.
“Esse cenário foi desafiador
para todos, famílias, alunos e comunidade escolar. Foram meses intensos em que
o trabalho em conjunto foi essencial. Todos deram o seu melhor para melhorar o
cenário como um todo. Na Secretaria de Educação, disponibilizamos todo o
suporte necessário para manter as aulas acontecendo e garantir que o maior
número possível de alunos continuasse com os seus estudos. Para nós, ver esses
resultados nos deixa emocionados, a educação teve desafios sem precedentes e vencemos.
Agradecemos a todos os envolvidos”, diz Ana Paula Santos, secretária de
Educação de Juquiá.
Para permitir o acesso
equitativo e igualitário a todos os alunos, incluindo os sem acesso à internet,
a gestão descartou as aulas online e disponibilizou todo o material que seria
ensinado em sala de aula aos alunos de forma impressa. Os kits de atividades eram entregues aos pais
e responsáveis em pontos estratégicos, em formato de drive-thru para evitar
aglomerações.
Ainda no decorrer do ano, o PVE
também contribuiu na compreensão do novo currículo paulista para poder
utilizá-lo durante a elaboração das atividades remotas e, pela primeira vez, o
programa conseguiu chegar aos professores, por meio das formações alinhadas a
necessidade vigente.
Solidariedade e saúde emocional
Com o apoio do PVE, também foram
realizadas, no decorrer do ano, oito lives para a comunidade com foco na
Educação, segurança sanitária contra a Covid e apoio socioemocional aos alunos
e familiares durante o isolamento social. Juntas, as apresentações resultaram
em mais de 10,8 mil visualizações.
Por meio do Grupo de
Mobilizadores do PVE, também foi lançado no município a campanha “Eu me
comprometo”, cujo objetivo foi incentivar a solidariedade na comunidade. O
objetivo foi transformar as unidades escolares – fechadas pela pandemia – em
pontos de arrecadação de alimentos que, em cestas, foram destinados a famílias
em vulnerabilidade social do município.
Outra ação adotada com o apoio
do programa foi a criação do Calendário das Emoções para todos os alunos da
rede. Nele, responsáveis e pais puderam acompanhar as emoções dos alunos neste
período enquanto proporcionou às crianças uma forma de expressar suas emoções
durante o isolamento social.
“O PVE gerou impacto em Juquiá
porque a equipe da Secretaria Municipal de Educação acreditou que o trabalho
colaborativo, pautado na base legal que constitui a educação no Brasil, e o
conhecimento promovem mudanças e têm impacto na ação pedagógica dos educadores
e consequentemente na aprendizagem das crianças”, finaliza Maria Regina dos
Passos Pereira, formadora do PVE em Juquiá.
Para conferir uma retrospectiva
em vídeo do PVE em Juquiá, acesse o link: https://www.facebook.com/108090554299030/posts/196377378803680/
Sobre o Legado das Águas –
Reserva Votorantim
O Legado das Águas, maior
reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de
Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região
do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a
partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de
Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o
objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a
companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi
transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e
desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o
Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o Legado das Águas é administrado pela
empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área
protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e
econômicos de maneira sustentável.
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