Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Educação de Juquiá consegue superar os desafios impostos pela Covid-19

 

Por meio do PVE, o Legado das Águas teve participação efetiva na transição para o ensino remoto e promoção da solidariedade e os cuidados com a saúde, física e emocional, em tempos de distanciamento social


Educação de Juquiá consegue superar os desafios impostos pela Covid-19


O ano de 2020 ficará marcado por um dos mais desafiadores para a Educação na história recente. Ainda no início do ano letivo, o mundo foi pego de surpresa pelo novo coronavírus e escolas tiveram de fechar as portas e reestruturar todo o sistema de ensino para o formato remoto e, mesmo em um cenário tão adverso, a Rede Municipal de Ensino de Juquiá tem motivos para celebrar.


Educação de Juquiá consegue superar os desafios impostos pela Covid-19

Com o apoio do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) – iniciativa do Instituto Votorantim, executado pelo Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, em parceria com a Secretaria de Educação de Juquiá –, o município conseguiu superar os muitos obstáculos impostos pela pandemia e fechar o ano com um índice de participação das atividades remotas de 96% dentre os alunos do Ensino Fundamental. De acordo com o acompanhamento do programa, dos 1.356 alunos de sete escolas do Ensino Fundamental, 1.298 mantiveram a participação das atividades no decorrer do ano de forma remota; resultado considerado mais que satisfatório para o programa.

“Quando falamos em Educação, é claro, que buscamos uma participação de 100%. Mas estamos falando de um cenário nunca antes visto, que impactou diretamente a vida e a rotina de todos, tanto que ações de promoção e incentivo à solidariedade e à saúde, física e emocional, tiveram grande importância para o PVE no ano de 2020. Este foi somente um dos muitos resultados positivos obtidos em Juquiá e nós só temos que agradecer aos envolvidos na parceria para a construção desse Legado para o município”, destaca Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Reservas Votorantim.

O PVE trabalha de forma conjunta com o município de Juquiá há quatro anos na formação e qualificação dos profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Educação, os Gestores Educacionais (Gedu), e também na formação dos Gestores Escolares (Gesc) com o objetivo de promover melhorias na qualidade do ensino. Com a pandemia de Covid-19, encontros presenciais e todo o suporte de consultoria passou de presencial para remoto, com foco principal de apoiá-los durante a transição para o Ensino à Distância e manutenção do modelo escolhido no decorrer do ano.

“Esse cenário foi desafiador para todos, famílias, alunos e comunidade escolar. Foram meses intensos em que o trabalho em conjunto foi essencial. Todos deram o seu melhor para melhorar o cenário como um todo. Na Secretaria de Educação, disponibilizamos todo o suporte necessário para manter as aulas acontecendo e garantir que o maior número possível de alunos continuasse com os seus estudos. Para nós, ver esses resultados nos deixa emocionados, a educação teve desafios sem precedentes e vencemos. Agradecemos a todos os envolvidos”, diz Ana Paula Santos, secretária de Educação de Juquiá.

Para permitir o acesso equitativo e igualitário a todos os alunos, incluindo os sem acesso à internet, a gestão descartou as aulas online e disponibilizou todo o material que seria ensinado em sala de aula aos alunos de forma impressa.  Os kits de atividades eram entregues aos pais e responsáveis em pontos estratégicos, em formato de drive-thru para evitar aglomerações.

Ainda no decorrer do ano, o PVE também contribuiu na compreensão do novo currículo paulista para poder utilizá-lo durante a elaboração das atividades remotas e, pela primeira vez, o programa conseguiu chegar aos professores, por meio das formações alinhadas a necessidade vigente.

Solidariedade e saúde emocional

Com o apoio do PVE, também foram realizadas, no decorrer do ano, oito lives para a comunidade com foco na Educação, segurança sanitária contra a Covid e apoio socioemocional aos alunos e familiares durante o isolamento social. Juntas, as apresentações resultaram em mais de 10,8 mil visualizações.

Por meio do Grupo de Mobilizadores do PVE, também foi lançado no município a campanha “Eu me comprometo”, cujo objetivo foi incentivar a solidariedade na comunidade. O objetivo foi transformar as unidades escolares – fechadas pela pandemia – em pontos de arrecadação de alimentos que, em cestas, foram destinados a famílias em vulnerabilidade social do município.

Outra ação adotada com o apoio do programa foi a criação do Calendário das Emoções para todos os alunos da rede. Nele, responsáveis e pais puderam acompanhar as emoções dos alunos neste período enquanto proporcionou às crianças uma forma de expressar suas emoções durante o isolamento social.

“O PVE gerou impacto em Juquiá porque a equipe da Secretaria Municipal de Educação acreditou que o trabalho colaborativo, pautado na base legal que constitui a educação no Brasil, e o conhecimento promovem mudanças e têm impacto na ação pedagógica dos educadores e consequentemente na aprendizagem das crianças”, finaliza Maria Regina dos Passos Pereira, formadora do PVE em Juquiá.

Para conferir uma retrospectiva em vídeo do PVE em Juquiá, acesse o link: https://www.facebook.com/108090554299030/posts/196377378803680/

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários