Legado das Águas e Fundação Florestal inauguram nova trilha de mountain bike no 2 Workshop Rota de Aventura Legado das Águas e Fundação Florestal inauguram nova trilha de mountain bike no 2 Workshop Rota de Aventura - O Vale do Ribeira

Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Legado das Águas e Fundação Florestal inauguram nova trilha de mountain bike no 2 Workshop Rota de Aventura

A trilha, que será lançada durante workshop de bicicleta, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação

Legado das Águas e Fundação Florestal inauguram nova trilha de mountain bike no 2 Workshop Rota de Aventura


O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, inaugura, no dia 28 de novembro, uma nova opção de esporte de aventura para praticantes de mountain bike. A trilha, de modalidade singletrack, em meio à floresta, possuí visuais deslumbrantes, típicos de mata em alto grau de conservação.  O lançamento faz parte da programação do “2º Workshop Rota de Aventura Legado das Águas - "Uma Aventura Intermodal", que ocorrerá no mesmo dia, na sede da Reserva, localizada em Miracatu (SP), em parceria com a Shimano, Revista Bicicleta e Fundação Florestal.

A “Singletrack Tamanduazinho” é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios e superação, com nível médio/intermediário de dificuldade, devido aos obstáculos comuns da modalidade. O grande diferencial dessa trilha é o percurso, que dá acesso a um mirante onde é possível contemplar o Rio Juquia serpenteando entre a Floresta; e o destino é uma cachoeira em que os ciclistas podem recarregar as energias com um banho de rio.

Uma parceria importante para estruturação dessa nova trilha é com a Fundação Florestal, pois o percurso está inserido no Parque Estadual do Jurupará. “A Singletrack Tamanduazinho demonstra como a parceria público/privada pode gerar resultados interessantes, um exemplo de como Unidades de Conservação podem gerar renda com turismo de aventura. Atualmente, há uma demanda significativa de pedais em áreas florestais, justamente pela experiência única que a atividade proporciona. Estamos felizes com essa parceria, a gestão integrada Legado das Águas e Fundação Florestal, garantirá que a atividade seja feita com segurança e respeito ao meio ambiente”, Esllen Moreira da Silva, gestora do Parque Estadual do Jurupará.

Durante o “2º Workshop Rota Legado das Águas – Uma aventura Intermodal”, acontecerá o pedal inaugural da atividade. O workshop, com ingressos à venda em loja.legadodasaguas.com.br, acontece durante o dia todo. O diferencial dessa edição são as atividades interligadas, que inspiraram o nome do evento.

William Mendes, gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, explica que o objetivo dessa edição do workshop é mostrar como a experiência de pedalar em uma floresta em alto grau de conservação pode ser enriquecida se atrelada a outras atividades de ecoturismo. “Com essa nova trilha, queremos proporcionar ao ciclista uma experiência mais completa, integrando outras atividades. O Legado das Águas e o Parque Estadual do Jurupará, tão próximos da capital paulista, tem tudo o que o ciclista deseja: aventura com qualidade e segurança”, explica.

 

Legado das Águas e Fundação Florestal inauguram nova trilha de mountain bike no 2 Workshop Rota de Aventura


O Workshop

Além do lançamento da singletrack, o evento contará com palestras de Therbio Felipe, cicloturista reconhecido no país e na América do Sul, atualmente editor executivo da revista Bicicleta, que falará sobre cicloturismo “Uma janela para o conhecimento’’; Hugo Castro, além de montanhista, escritor e membro fundador da Trilha Transcarioca, apresentará a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela qual é presidente; Victória Pinheiro, bióloga do Onçafari,  falará da observação direta de fauna associada ao ecoturismo; Christiano Grechi da Shimano, especialista em produtos e ciclista com experiência em competições tanto de estrada quanto de Mountain Bike, ministrará a palestra “Make Your Mark: uma nova proposta da Shimano em componentes para Mountain Bike”; e Edu Ramires – lenda viva do Mountain Bike brasileiro, diretor técnico da Equipe Squadra Oggi Bikes e multicampeão de MTB e BMX –, que abordará “A evolução do MTB e seu desenvolvimento”, com dicas de pilotagem, detalhes e peculiaridades do esporte ao longo dos anos.

No roteiro, após o almoço, acontecem as rodas de conversa com esse time e, logo depois, a Trilha do Poço do Cambuci, uma das atrações de ecoturismo na Reserva. O trajeto, feito a pé em uma trilha suspensa, conta com visual de Mata Atlântica fechada, sendo possível avistar rastros de antas e outros animais, orquídeas e várias outras espécies da flora nativa. A programação termina com o retorno para base da Reserva e um café de encerramento.

Serviço

Para participar, basta acessar o link loja.legadodasaguas.com.br e adquirir o ingresso para o evento. Informações sobre o acesso à Reserva estarão disponíveis no momento da aquisição do ingresso.

É importante ressaltar que todos os participantes deverão seguir o protocolo de segurança estabelecido pelo Legado das Águas em prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Programação

08h/9h - Encontro no Graal Japonês (Rod. Régis Bittencourt, Km. 348) e saída para o Legado das Águas

10h – Boas-vindas e abertura do evento (quadra da Fumaça)

10h30 – Pedal de Inauguração da singletrack Tamanduazinho e banho de cachoeira

12h30 – Retorno para Base do Legado das Águas

13h30 – Almoço

14h30 – Abertura das palestras

14h40 – Projeto Onçafari: observação direta de fauna - Victória Pinheiro

15h – Apresentação da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso - Hugo Castro

15h20 – Cicloturismo: uma janela para o conhecimento - Thérbio Felipe

15h40 – A evolução do MTB e seu desenvolvimento - Edu Ramires

16h – Make Your Mark: uma nova proposta da Shimano em componentes para Mountain Bike - Christiano Grechi

16h30 – Trilha do Cambuci

18h – Coffee de Encerramento

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.


Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.


Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

 

Postar um comentário

0 Comentários