Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

PRF apreende carga de palmito juçara em Juquiá

No dia 19 de outubro de 2020, durante operação de combate ao crime, a PRF conseguiu apreender 684 potes de palmito juçara, mais de 400 Kg. O palmito era transportado numa caminhonete. Dois homens foram detidos. A apreensão ocorreu em Juquiá.

PRF apreende carga de palmito juçara em Juquiá


Por volta da 01:30, PRFs em serviço no km 426 da Rodovia Régis Bittencourt, em Juquiá/SP, abordaram a caminhonete GM Montana de cor preta e placas de Curitiba/PR, ora conduzida por um jovem de 22 anos, acompanhado por outro jovem, este com 18 anos, ambos moradores de Barra do Turvo/SP.

Durante inspeção ao veículo, os PRFs encontraram, no compartimento de carga, 684 potes com palmito, alguns com rótulos remetendo ao palmito pupunha, outros sem rótulo algum. Questionado sobre a nota fiscal, os dois jovens disseram que tinham tal documento. Porém, confirmaram que todo o palmito era juçara, sendo o rótulo de palmito pupunha usado para enganar a fiscalização. Além disso, não souberam informar a origem do palmito, mas que apenas pegaram a caminhonete carregada, em Barra do Turvo, e que iriam até a capital paulista, onde a carga seria entregue em restaurantes.

Após o registro do crime ambiental e da apreensão da caminhonete e do palmito, a dupla foi liberada para responder criminalmente em liberdade.

Em junho de 2020, a PRF fechou duas fábricas clandestinas de produção de palmito em Cajati/SP, sendo apreendidos mais de mil potes de palmito juçara, além de quase mil potes de palmito pupunha. Eles foram produzidos em ambiente sem nenhuma higiene, expondo a saúde de seus consumidores a risco. Já no último dia 09, na cidade de Barra do Turvo, a PRF conseguiu apreender 701 toras de palmito juçara in natura.

Os frutos da palmeira Juçara são alimentos de várias aves e mamíferos da Mata Atlântica, é protegida ambientalmente e está  ameaçada de extinção.

Participaram desta operação PRFs da Delegacia de Registro.

Assessoria de Comunicação

Delegacia PRF de Registro-SP

Postar um comentário

0 Comentários