Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Legado das Águas e Instituto Ana Moser qualificarão 130 profissionais de Educação Física do Vale do Ribeira

Essa é a primeira vez que o instituto, com reconhecimento nacional, realiza o curso na região

Legado das Águas e Instituto Ana Moser qualificarão 130 profissionais de Educação Física do Vale do Ribeira

 

O Legado das Águas se uniu ao Instituto Esporte e Educação (IEE), presidido por Ana Moser, para promover a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio do esporte. 

A iniciativa, pioneira na região, irá qualificar cerca de 130 profissionais de Educação Física de 21 municípios do Vale do Ribeira para, além de incentivar as práticas esportivas, consigam, durante as aulas de educação física, trabalhar temas importantes, como democracia, diversidade e inclusão, autonomia e, consequentemente, cidadania.

O Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas começou no dia 21 de setembro deste ano. Inicialmente, as aulas seriam presenciais, em cidades escolhidas como polos. Porém, por conta da pandemia de Covid-19, toda a metodologia e o material foram adaptados para o formato de Ensino à Distância.

Em um primeiro momento, o curso no Vale do Ribeira atenderia 100 profissionais. Porém, com a adequação para EaD, foi possível chegar a 130 participantes. O primeiro módulo aconteceu em setembro, o segundo neste mês de outubro, e o terceiro acontece em novembro. O encerramento do curso com atividades práticas está previsto para o primeiro trimestre de 2021. As parcerias com as prefeituras aconteceram por meio das secretarias de educação com termo de adesão ao projeto.

Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social do Legado das Águas, explica que essa é a primeira experiência da Reserva com projeto de esporte voltado para temáticas de cidadania. “Educação Física é de extrema importância para a formação dos jovens, pois envolve uma série de habilidades e competências além das físicas, mas também intelectuais e emocionais. Mas, muitas vezes, o profissional não tem o devido reconhecimento. Este é o cenário que pretendemos mudar através dessa iniciativa que possui um olhar para além do treino, das técnicas do esporte. É uma metodologia muito diferenciada, focada em tratar, nas quadras e atividades esportivas, assuntos essenciais tanto para a formação dessas crianças quanto para a sociedade como um todo. O objetivo é incentivar a prática esportiva e, por meio dela, formar cidadãos melhores”, destaca Daniela.

De acordo com Adriano Rossetto, todo conteúdo, que inclui matérias como Pedagogia do Esporte e Sistema Protege de Ensino, é norteado pelos valores compartilhados pelo instituto. São eles: inclusão social, construção coletiva, diversidade, educação integral e autonomia. Esses direcionadores estão interligados e visam, além de estimular a ação multiplicadora entre os professores, colocar o aluno como protagonista das práticas esportivas, desenvolvendo todas as habilidades e competências físicas, mentais e emocionais que elas exigem.

“Essas práticas pedagógicas trabalham a formação cidadã, valorizam a democracia, o envolvimento das pessoas, o debate, as soluções de problemas voltadas para o coletivo, e não para o individual. Ou seja, o esporte trabalhando na educação para a cidadania”, destaca Rossetto.
Legado das Águas e Instituto Ana Moser qualificarão 130 profissionais de Educação Física do Vale do Ribeira

 

Projeto

O curso de Esporte Educacional, do projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas, já passou por 54 cidades, em 14 estados brasileiros. Em seu oitavo ano de realização, a iniciativa já formou mais de 3,5 mil profissionais. Entre os resultados registrados até o momento, estão implantação de práticas esportivas nos intervalos das aulas, no contraturno escolar, escolas mais ativas, realização de eventos em muitas cidades e maior valorização do movimento esportivo.

“A parceria com o Legado das Águas é fundamental para a democratização do esporte, pois ao difundirmos essa metodologia, que é mais inclusiva e educacional, com a formação de professores, estes serão os multiplicadores para centenas e milhares de alunos. Com certeza, estamos favorecendo ampla participação no esporte porque o método possibilita que todos joguem, aprendam e se divirtam. Dessa forma, com mais gente praticando atividades esportivas, temos mais pessoas saudáveis, motivadas, alegres e cidadãs”, completa o coordenador do projeto.

Instituto

Instituto

O Instituto Esporte Educação - IEE - é uma OSCIP, criada em 2001, pela medalhista olímpica Ana Moser. Sua missão é potencializar o desenvolvimento integral do ser humano, ampliando o acesso qualificado à prática de educação física e esporte, por meio de métodos educacionais e de políticas públicas em diferentes territórios. Nesses quase 20 anos de atuação, já atendeu mais de 6 milhões de crianças e jovens, direta e indiretamente. Além disso, capacitou mais de 45 mil Profissionais da educação em mais de 700 municípios brasileiros em que seus vários Projetos estiveram.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários