Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Lira Líder indígena do Vale do Ribeira morre vítima de COVID

João Lira,  líder indígena de Iguape, faleceu vítima de Covid, aos 42 anos, nesta quinta-feira (17/09) pela manhã. Ele estava internado no Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera Açu, desde o início de setembro,  logo após foi transferido para o Hospital São João, e não resistiu à complicações da doença. 

João Lira (Wera)
João Lira (Wera)

João Lira foi candidato a deputado federal representando a questão indígena no Vale em 2018 e participaria nas próximas eleições como candidato a vereador

Lira, primeiro representante indígena candidato a deputado federal do Vale do Ribeira no pleito de 2018, participaria nas eleições deste ano, como candidato a vereador também pela sigla.

Em nota o presidente do Diretório Municipal do PSOL, em Iguape, André Luiz Ferreira da Silva, lamentou o ocorrido e falou de suas lutas. “Com muito pesar, informamos o falecimento de João Lira, indígena da etnia Guarani Mbya, companheiro do PSOL na região do Vale do Ribeira, professor da rede pública. 

João Lira dedicou toda sua trajetória à luta incansável em defesa das populações indígenas, da educação e do meio-ambiente. Foi mais uma vítima da COVID-19, que tem se espalhado com força entre os povos indígenas do país. Apelamos às autoridades públicas pela garantia do acesso à saúde pública e pela testagem em massa nas aldeias e nas comunidades tradicionais quilombolas. João Lira, presente!”.

João Lira (Wera) foi também vice-diretor da Escola Indígena da Aldeia Itapuã, em Iguape. Participou do Coletivo de Educação do Campo e do Fórum de Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira/SP.

Postar um comentário

0 Comentários