Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Dirigentes de Cultura do Vale buscam fortalecer a rede de apoio aos municípios na aplicabilidade da Lei Aldir Blanc


Dirigentes de Cultura do Vale do Ribeira se encontram virtualmente hoje (dia 25), às 14 horas, para articularem entre si as dificuldades enfrentadas em suas localidades perante a aplicabilidade da lei de auxilio emergencial da cultura - Lei Aldir Blanc (LAB). Serão 4 encontros onde o SESC Registro trás profissionais que podem auxiliar os gestores municipais a se articularem e cumprirem metas estabelecidas na Lei. O acesso a reunião será feito através de link no grupo de trabalho virtual da Câmara Técnica de Cultura do Vale do Ribeira.


Dirigentes de Cultura do Vale buscam fortalecer a rede de apoio aos municípios na aplicabilidade da Lei Aldir Blanc


Organizado pelo SESC Registro, com apoio da Câmara Técnica de Cultura do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR) e articulação da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Registro, os dirigentes de cultura, assessores, representantes de conselhos de cultura e envolvidos diretamente na construção da regulamentação vinculados as prefeituras do Vale do Ribeira, discutirão quais os desafios encontrados em cada localidade para se chegar num Plano de Ações efetivo e com as normativas que a Lei exige, e assim obterem aprovação junto ao Governo Federal.

O profissional convidado do primeiro encontro é José Oliveira Junior, mestre em Comunicação Social; Pesquisador licenciado do Observatório da Diversidade Cultural; Diretor de Economia Criativa (SECULT/MG); Ex-Consultor UNESCO para o Sistema Nacional de Cultura (2012-2013).

Para muitos municípios existe a dificuldade de se organizar e, muitas vezes, sem garantias jurídicas que deixe os gestores de cultura confiantes de seus passos para o recebimento do recurso. Será discutido a aplicabilidade da Lei Aldir Blanc no âmbito municipal, articulação, desenho de execução local, organização e resposta de questões objetivas dos municípios, a partir da compilação e análise das informações específicas sobre panoramas locais e organização em âmbito municipal da LAB até o momento.

Os municípios que confirmaram presença até o momento são Itaoca, Pariquera-Açu,  Registro,  Cajati, Sete Barras, Iguape, Eldorado, Cananeia, Miracatu, Peruíbe,  Juquiá, Itanhaém, Ilha Comprida, Iporanga, Jacupiranga, Barra do Turvo e  Apiaí.  

 Por: Bárbara de Aquino - jornalista

Postar um comentário

0 Comentários