Iniciativa faz parte do
projeto “Dá Gosto Ser do Ribeira”,
foi lançado dia 13 de agosto, pelo youtube do SEBRAE, em transmissão online
Plano de Economia Criativa “Dá Gosto Ser do Ribeira” joga luz no desenvolvimento de negócios por meio da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades do Vale do Ribeira.
Empreendedores e
microempreendedores, agentes do setor público, lideranças políticas, técnicas,
culturais, tradicionais e toda a população do Vale do Ribeira assistiram deste
lançamento. O primeiro plano regional de economia criativa do Brasil lançou 25
ações contextualizadas à realidade da região visando a promoção do Vale do
Ribeira como um todo, desde a sua representatividade histórica como patrimônio
social brasileiro até a valorização dos saberes da gente do Ribeira e sua
cultura.
Durante o lançamento
Entre as ações presentes no
plano, estão a criação do programa 100% Ribeira, focado na promoção do turismo
interno; a Animal Parade, que utiliza da arte pública como instrumento de
promoção; e a Casa do Ribeira, atração temática e ponto de venda na BR-116 em
formato multiuso que poderá contar ainda com bureau de turismo, viveiro de
plantas nativas, jardim sensorial, restaurante, espaço para atividades
culturais, realidade virtual e muito mais. De forma complementar, uma versão
reduzida e itinerante da Casa do Ribeira poderá ainda fazer as conexões com
eventos dentro e fora do Vale do Ribeira.
“Estamos muito felizes com a criação deste plano, pois queremos construir uma identidade ainda mais positiva para o Vale do Ribeira explorando as suas diversas potencialidades. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico da região enaltecendo sua história e fortalecendo as micro e pequenas empresas que se inspiram diariamente nas riquezas do Vale”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP Wilson Poit.
“O Vale do Ribeira é um
manancial para negócios em biodiversidade, bem-estar, diversidade cultura,
turismo da experiência, entre outros. Setores com alto valor agregado, baseados
nas singularidades do território e nos ‘valentes’ que o compõem. Encapsulamos
essas oportunidades em 25 ações práticas, porque o Ribeira tem pressa de se
mostrar, de se reinventar e de nos encantar”, afirma a diretora da Garimpo de
Soluções, Ana Carla Fonseca.
O “Dá Gosto Ser do Ribeira”,
idealizado pelo Sebrae-SP e realizado pela Garimpo de Soluções, integra as
atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do
Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do
Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região. Contou com o
apoio do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do
Ribeira e Litoral Sul, em conformidade com a diretriz do Plano Estratégico da
região para 2030 conforme pontuou o Superintendente do Codivar Wilber Rossini.
O projeto estabeleceu ainda
diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no
intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos e fomento ao empreendedorismo.
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.
Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato
Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!