Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Conselho de Saúde: implantação das Brigadas de Saúde poderá evitar fechamento do comércio


O Conselho Municipal de Saúde de Registro-SP se reuniu, por meio de reunião virtual, nesta última sexta-feira (17/07/2020) e discutiu a implantação da proposta das “Brigadas Emergenciais de Enfrentamento ao COVID-19 no município de Registro-SP”.

Conselho de Saúde: implantação das Brigadas de Saúde poderá evitar fechamento do comércio


A proposta foi aprovada por 12 dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Registro em Moção de Apelo ao Prefeito de Registro e encaminhada também para o Conselho Municipal de Saúde, que a incluiu em sua pauta de discussão de sua última reunião extraordinária.

Segundo a definição apresentada em sua proposta,

“A BRIGADA EMERGENCIAL DE SAÚDE DE REGISTRO I BRIGADA COVID 19 objetivará potencializar o trabalho de educação e orientação, bem como de apoio à fiscalização no cumprimento das medidas sanitárias adotadas no enfrentamento ao COVID 19. As ações ocorrerão diretamente nos bairros e nos comércios e serviços que estiverem em funcionamento. As brigadas, deverão fazer também um acompanhamento sistemático das pessoas com determinação de isolamento social quer no sentido articular ações integradas e multidisciplinar no apoio a esta situação de isolamento como ampliar o trabalho de busca ativa, identificando os comunicantes.”

Após a apreciação da proposta e das considerações técnicas da Secretaria, o Conselho considerou, na avaliação da maioria dos conselheiros que se posicionou, que a proposta é pertinente para a cidade, no sentido de aumentar a educação/instrução das pessoas com relação ao COVID-19, no mesmo sentido, possibilitará a ampliação da fiscalização das regras e monitoramento das pessoas contaminadas, a partir de ações intersetoriais.

Com isso, os conselheiros avaliaram que além de proteger as vidas dos munícipes, a proposta poderá conter o avanço dos casos e internações, sendo um instrumento a mais para defender o emprego e a renda dos trabalhadores ligados ao comércio, pois evitaria o retorno às fases mais restritivas.

Neste sentido, para efetivar a proposta, o Conselho de Saúde propôs utilizar a emenda de R$ 100 mil reais, enviada pelo Deputado Federal Alexandre Padilha – que a princípio seria destinada a cursos de formação (educação permanente) para os conselheiros – para custear os custos, uma vez que considera o combate á pandemia do COVID-19 uma prioridade absoluta.


Ao fim da pauta, decidiu-se pela convocação de reunião online com representantes das comunidades e sociedade civil registrense, para considerações mais amplas e definitivas sobre a proposta, que voltará ao plenário do Conselho Municipal de Saúde nesta sexta-feira (24/07/2020), em nova reunião extraordinária. 

Postar um comentário

0 Comentários