Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Ação Policial conjunta esclarece operação que resultou em encontro de garimpo no Intervales em Sete Barras

Dois dias na mata, troca de tiros, prisão e morte marcam operação policial em Sete Barras na região do Vale do Ribeira (SP).

Policia Ambiental esclarece operação que resultou em encontro de garimpo no Intervales em Sete Barras

A operação policial que envolveu: Policia Ambiental, Policia Militar, COE e o Helicóptero Águia

A prisão de um garimpeiro levou os policiais ambientais ao encontro de um grupo de criminosos no Parque Intervales, em Sete Barras, entre sexta (01/05) e sábado (02/05). Houve troca de tiros, um guarda parque, de 28 anos, morreu com um tiro na cabeça  e outro foi ferido na perna, mas não corre risco de morte.
Ação Policial conjunta esclarece operação que resultou em encontro de garimpo no Intervales em Sete Barras


O resultado da operação, iniciada na sexta (01/05) pela manhã, teve foco inicialmente na denúncia de palmiteiros atuando dentro do Parque. “A equipe deparou com garimpeiros já saindo da mata com o produto da semana”, delatou o preso à Polícia Florestal.  

Conforme à Florestal, os ataques às corporações policiais continuaram pela tarde, ficando a equipe com dificuldade de locomoção. Ainda no mesmo dia, os policiais conseguiram localizar um esconderijo, deixando o guarda morto no local, onde puderam garantir a segurança da equipe e do guarda ferido, além de impossibilitar a fuga do garimpeiro preso. 

Garimpo ilegal no Bairro Saibadela em Sete Barras


Segundo informações do site G1 ,  o caso ocorreu no bairro Saibadela, dentro do Parque Estadual em Sete Barras. Os policiais faziam patrulhamento pelo local para coibir a extração ilegal de palmito, além de atividade de caça. Na companhia de dois guardas do parque, eles percorreram a trilha do Rio Saibadela, por aproximadamente quatro horas, onde localizaram o ponto de garimpo clandestino para extração de ouro, com a utilização de motor a combustão, mercúrio e outras ferramentas.

No garimpo, foram encontrados quatro suspeitos, sendo um deles preso. Os outros três conseguiram fugir e voltaram armados ao encontro dos policiais, onde se deu início a troca de tiros. No confronto, um dos guardas teve a perna esquerda atingida. Em seguida, outro vigilante foi atingido por um dos criminosos na cabeça, ficando imediatamente inconsciente.

Diante da situação, os policiais ambientais pediram o apoio do Grupamento Aéreo para socorrer duas vítimas baleadas. Dois helicópteros Águia sobrevoaram a região, mas devido a vegetação fechada e a pouca visibilidade, só conseguiram localizar as vítimas e os policiais na tarde deste sábado. Um dos vigilantes não resistiu aos ferimentos e morreu no local.


Ainda durante a noite, os três suspeitos voltaram a tenda em que estava o garimpo, onde as autoridades conseguiram ouvir que eles iriam cercar a equipe, na tentativa de matar os sobreviventes. Segundo a Polícia Ambiental, nesse momento, outra troca de tiros se iniciou e os três conseguiram fugir. O caso foi registrado na Delegacia de Sete Barras e será investigado pela Polícia Civil.

NOTA DE FALECIMENTO – DAMIÃO CRISTINO DE CARVALHO JUNIOR

NOTA DE FALECIMENTO – DAMIÃO CRISTINO DE CARVALHO JUNIOR


Com enorme tristeza, a equipe da Fundação Florestal informa que um de seus colaboradores e amigo defensor da natureza, o querido Damião Cristino de Carvalho Junior faleceu durante uma operação de fiscalização a um garimpo ilegal no Parque Estadual Intervales.

Covardemente assassinado por criminosos, Damião deixa o exemplo de coragem, dedicação e amor pela natureza. Ele nos fará muita falta, mas temos a certeza de que será bem recebido onde quer que o destino reserve às pessoas dignas.

Nós nos solidarizamos com a dor da família e desejamos que o exemplo do nosso querido Damião guie as futuras gerações a construir um mundo melhor, com mais tolerância, mais amor e respeito ao próximo e à natureza.

Um dia, nossa tristeza e indignação vão passar, mas o exemplo de coragem e dedicação de Damião ecoará para sempre em nossa lembrança.

Fique em paz, querido amigo.

Matéria em conjunto com o Site "Portal da Cidade de Registro"

Postar um comentário

0 Comentários