Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Ação Policial conjunta esclarece operação que resultou em encontro de garimpo no Intervales em Sete Barras




Dois dias na mata, troca de tiros, prisão e morte marcam operação policial em Sete Barras na região do Vale do Ribeira (SP).

Policia Ambiental esclarece operação que resultou em encontro de garimpo no Intervales em Sete Barras

A operação policial que envolveu: Policia Ambiental, Policia Militar, COE e o Helicóptero Águia

A prisão de um garimpeiro levou os policiais ambientais ao encontro de um grupo de criminosos no Parque Intervales, em Sete Barras, entre sexta (01/05) e sábado (02/05). Houve troca de tiros, um guarda parque, de 28 anos, morreu com um tiro na cabeça  e outro foi ferido na perna, mas não corre risco de morte.

Ação Policial conjunta esclarece operação que resultou em encontro de garimpo no Intervales em Sete Barras

Guarda patrimonial morre em operação que busca garimpo ilegal no Parque Intervales

O resultado da operação, iniciada na sexta (01/05) pela manhã, teve foco inicialmente na denúncia de palmiteiros atuando dentro do Parque. “A equipe deparou com garimpeiros já saindo da mata com o produto da semana”, delatou o preso à Polícia Florestal.  


Conforme à Florestal, os ataques às corporações policiais continuaram pela tarde, ficando a equipe com dificuldade de locomoção. Ainda no mesmo dia, os policiais conseguiram localizar um esconderijo, deixando o guarda morto no local, onde puderam garantir a segurança da equipe e do guarda ferido, além de impossibilitar a fuga do garimpeiro preso. 

Garimpo ilegal no Bairro Saibadela em Sete Barras

Segundo informações do site G1 ,  o caso ocorreu no bairro Saibadela, dentro do Parque Estadual em Sete Barras. Os policiais faziam patrulhamento pelo local para coibir a extração ilegal de palmito, além de atividade de caça. Na companhia de dois guardas do parque, eles percorreram a trilha do Rio Saibadela, por aproximadamente quatro horas, onde localizaram o ponto de garimpo clandestino para extração de ouro, com a utilização de motor a combustão, mercúrio e outras ferramentas.

No garimpo, foram encontrados quatro suspeitos, sendo um deles preso. Os outros três conseguiram fugir e voltaram armados ao encontro dos policiais, onde se deu início a troca de tiros. No confronto, um dos guardas teve a perna esquerda atingida. Em seguida, outro vigilante foi atingido por um dos criminosos na cabeça, ficando imediatamente inconsciente.

Diante da situação, os policiais ambientais pediram o apoio do Grupamento Aéreo para socorrer duas vítimas baleadas. Dois helicópteros Águia sobrevoaram a região, mas devido a vegetação fechada e a pouca visibilidade, só conseguiram localizar as vítimas e os policiais na tarde deste sábado. Um dos vigilantes não resistiu aos ferimentos e morreu no local.


Ainda durante a noite, os três suspeitos voltaram a tenda em que estava o garimpo, onde as autoridades conseguiram ouvir que eles iriam cercar a equipe, na tentativa de matar os sobreviventes. Segundo a Polícia Ambiental, nesse momento, outra troca de tiros se iniciou e os três conseguiram fugir. O caso foi registrado na Delegacia de Sete Barras e será investigado pela Polícia Civil.

Fundação Florestal emitiu uma nota de pesar:

NOTA DE FALECIMENTO – DAMIÃO CRISTINO DE CARVALHO JUNIOR

NOTA DE FALECIMENTO – DAMIÃO CRISTINO DE CARVALHO JUNIOR


Com enorme tristeza, a equipe da Fundação Florestal informa que um de seus colaboradores e amigo defensor da natureza, o querido Damião Cristino de Carvalho Junior faleceu durante uma operação de fiscalização a um garimpo ilegal no Parque Estadual Intervales.

Covardemente assassinado por criminosos, Damião deixa o exemplo de coragem, dedicação e amor pela natureza. Ele nos fará muita falta, mas temos a certeza de que será bem recebido onde quer que o destino reserve às pessoas dignas.

Nós nos solidarizamos com a dor da família e desejamos que o exemplo do nosso querido Damião guie as futuras gerações a construir um mundo melhor, com mais tolerância, mais amor e respeito ao próximo e à natureza.

Um dia, nossa tristeza e indignação vão passar, mas o exemplo de coragem e dedicação de Damião ecoará para sempre em nossa lembrança.

Fique em paz, querido amigo.

Matéria em conjunto com o Site "Portal da Cidade de Registro"











Postar um comentário

0 Comentários