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PROTOCOLO DA APS MUNICIPAL PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS





A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SETE BARRAS ADOTA NOVAS REGRAS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO E PEDE O APOIO DA SOCIEDADE PARA QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES.


PROTOCOLO DA APS MUNICIPAL PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Barras por medida preventiva de disseminação e transmissão do COVID-19 (CORONAVÍRUS) apresenta as seguintes medidas para o enfrentamento a emergência de Saúde Publica de importância internacional:


Atenção Básica:


As receitas de medicação de uso contínuo e de controle especial serão feitas por solicitação não presencial (diretamente na recepção dos PSFs, endereços: Unidade Básica de Saúde "Motorista Geraldo Antonio Alvarenga", situada à Rua Ascendina Duarte, S/N (Vila são João), telefone: (13) 996955740 e Unidade de Saúde da Família Higéia, situada à Rua Capitão Alberto Mendes Junior nº 80 (Centro - ao lado do Pronto Atendimento Municipal), telefone: (13) 996785525, estas ações visam evitar a aglomeração nas Unidades de Saúde, desde que já estejam registrados atendimentos anteriores com a prescrição das receitas solicitadas nos prontuários desses pacientes;


•Horário de atendimento: das 07:00 às 19:00 horas


De Segunda a Sexta-Feira;


•Os agendamentos de novas consultas ficarão suspensos a principio por 30 dias;


•As Consultas agendadas para atendimento de rotina serão canceladas e remarcadas após 30 dias, sempre visando à proteção do paciente e a diminuição da circulação de pessoas e vírus. Nova data e horário deverão ser oferecidos, excetuando-se os casos de prioridade e/ou urgências.


Os pacientes que precisarem passar em consulta deverão estar acompanhados apenas nos casos prioritários (menores de dezoito anos e maiores de 60 anos), sendo proibida a entrada em consultório com mais de um acompanhante.


Em caso de apresentarem sintomas respiratórios, deverão receber máscara já na avaliação de triagem, assim como a aferição de temperatura, além de aguardar em ambiente aberto ou isolado. Os atendimentos neste período serão por DEMANDA ESPONTÂNEA principalmente para atendimento de pessoas com SÍNDROME GRIPAL e ou suspeitos do CORONAVÍRUS, exceto as consultas de pré-natal e para as crianças menores de 01 ano;


•O atendimento de Pré Natal permanecerá normalmente conforme preconizado pelo Ministério da Saúde ou a critério médico.


•Consultas de rotina, exame de papanicolaou, doenças crônicas compensadas e crianças maiores de um ano deverão ter suas consultas adiadas ao menos 30 dias;


•Grupos de atendimento e atividades físicas deverão ser adiados por igual período;


•Visitas domiciliares pelo médico, enfermeiro e técnico em enfermagem deverão ser programadas apenas em casos de prioridade/urgência, devendo toda a equipe de VD estar devidamente paramentada para a proteção do paciente acamado que já se encontra em situação de alta vulnerabilidade. Os acompanhamentos de rotina deverão voltar acontecer apenas após estabilização da condição epidêmica.


•Os atendimentos de Odontologia ficarão restritos a casos de urgência e emergência, conforme recomendação do Conselho de Odontologia, porém os cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal deverão cumprir a sua carga horária nas suas Unidades, ficando a disposição da chefia mediata;


•Os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição ficam suspensos, exceto os emergenciais, porém estes profissionais deverão cumprir a sua carga horária nas Unidades as quais forem designadas, ficando a disposição da chefia mediata;


Farmácia Municipal:


•O Atendimento neste momento permanecerá normal, mas com orientação aos pacientes acima de 50 anos que as medicações deverão ser retiradas por pessoas abaixo dessa faixa etária, mediante receita médica, documento pessoal com foto e cartão SUS;


•As receitas de medicações de uso contínuo com validade vencida nesse período epidêmico terão sua validade prorrogada por 90 dias. Nos casos de idosos que residem sozinhos e que não possuem cuidadores, esses casos serão avaliados individualmente conforme a necessidade e, se for o caso será entregue na sua residência pelo Agente Comunitário de Saúde;


•Os pacientes que tiverem seus processos de medicamentos de alto custo vencidos terão seus processos renovados automaticamente para os próximos 03 meses;


•A dispensação dos medicamentos de uso contínuo para pacientes crônicos será para o período de 60 dias;


•As pessoas que forem retirar medicamentos na farmácia deverão entrar uma de cada vez no setor;


Agendamento de Transporte;


•O agendamento de transporte para consultas externas (fora do município) deverá ser realizado pessoalmente, de preferência por pessoas maiores de 18 anos e menores que 50 anos nas Unidades de Saúde, Setor de Agendamento e na Administração da Secretaria de Saúde com antecedência de no mínimo uma semana. A confirmação da Viagem deverá ser realizada somente por telefone no setor de agendamento e na recepção do Pronto Atendimento na véspera da consulta;


•Recomendamos aos pacientes só irem às consultas fora do Município em casos de urgência e se não estiverem apresentando sintomas gripais;


•Excepcionalmente por esse período, a equipe do setor de agendamento irá aplicar um questionário aos pacientes que confirmarem as viagens, com objetivo de investigação de sintomas como febre, tosse, coriza, etc... (se for confirmado os sintomas, o paciente não deverá viajar);


Secretaria Municipal de Saúde:


•Solicitamos a todos os pacientes que evitem ir pessoalmente à Secretaria Municipal de Saúde ou a espaços públicos. Informamos que para toda e qualquer solicitação do nosso setor poderá ser realizado digitalmente através das seguintes ferramentas:


- Telefone: (13) 3872-5510 – Secretaria Municipal de Saúde
- Telefone: (13) 997473993 e (13) 981127934 – Secretária Municipal de Saúde Lúcia Maria de Lima Maia;
- Telefone: (13) 996955740 – Unidade Básica de Saúde Motorista Geraldo Antonio Alvarenga;
- Telefone: (13) 996785525 – Unidade de Saúde da Família Higéia;
- e-mail: saudesb@gmail.com;
- e-mail: saúde@setebarras.sp.gov.br;
- e-mail ouvidoriasetebarras@gmail.com;
- Telefone: (13) 996104651 – Edineis França – Diretor da Estratégia Saúde da Família;
- Telefone: (13) 996231518 – Adilson Faria – Diretor da Unidade Básica de Saúde;
- Telefone: (13) 996880868 – Luciano de Lima Maia – Diretor do Pronto Atendimento Municipal;
- Telefone: (13) 997592430 – Gabriela Maria do Carmo – Enfermeira Responsável Técnica pela Vigilância Eqpidemiológica;


Finalidade de cada serviço:


Pronto Atendimento (Parada cardiorrespiratória - AVC/Derrame - Infarto "Dor no peito" - Anafilaxia - Falta de ar intensa "Dispneia" - Picada ou mordida de animais venenosos - Intoxicações - Acidente de carro ou moto - Ferimento por arma de fogo ou arma branca - Politraumas "fraturas" - Queimaduras e Tentativa de suicídio).

Unidade Básica de Saúde / ESF (Consultas de rotina - Dor de garganta - Dor de cabeça - Unha encravada - Dor de ouvido - Dor na coluna - Febre - Vômito e diarreia - Injeções - Curativos - Retirada de pontos - Renovação de receitas e Trocas de sondas).


A recomendação para todos os munícipes é que fiquem em casa, no que chamamos de Isolamento social.


Somente desta forma vamos conseguir quebrar esse ciclo de transmissão do vírus.


Vamos manter a tranqüilidade agindo com responsabilidade.


A partir do dia 23 de março, de segunda à sexta-feira das 07h00 às 19h00 horas, se o paciente apresentar febre maior ou igual a 38º C, aferida ou referida + tosse e dificuldade de respiração, deverá procurar sua equipe da Saúde da Família na UBS Nova na Vila São João ou na USF ao lado do Pronto Atendimento. Aos sábados, domingos ou feriados, procurar o Pronto Atendimento a partir das 19h00.












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