Por videoconferência, Região de
Registro se prepara para combate ao coronavírus
A Secretaria de Desenvolvimento
Regional (SDR) realizou na tarde desta quarta-feira (01), por videoconferência,
reunião com municípios da região administrativa de Registro. O Secretário Marco
Vinholi foi interlocutor e esclareceu dúvidas dos prefeitos da região. O
principal tema foi sobre o repasse de R$ 311 milhões anunciados na última
semana pelo Governador João Doria para ações de combate do Covid-19 e aplicação
dos recursos. Com cerca de quase 280 mil habitantes, os 14 municípios da região
receberão quase R$ 1,2 milhão.
“Na ultima segunda-feira, foi
repassado R$ 311 milhões para os 645 municípios do Estado. Os valores devem ser
utilizados no custeio e RH nas ações de combate ao Coronavírus, na atenção
básica de Saúde. Paralelo a isso também faremos repasse às Santas Casas e
hospitais municipais para investimento em leitos”, explicou Vinholi.
A quarentena também foi objeto de
discussão. O Estado decidiu adotar o isolamento horizontal fechando
parcialmente alguns estabelecimentos. A quarentena do estado deve durar até o
próximo dia 07 abril. Somente serviços essenciais devem permanecer abertos,
como alimentação, abastecimento e saúde. A região possui característica
turística e de comércio.
“Compreendemos os pleitos de alguns
comerciantes, mas vivemos uma guerra e não só uma batalha. Reabrimos antes da
hora pode gerar dificuldades graves para os municípios, não adianta tomar
atitude movida por pressão e, no momento seguinte, ter que fechar por problemas
no sistema de saúde e lamentar a perda de vidas. Queremos abrir o mais rápido
possível, mas não podemos colocar a população do Estado de São Paulo em risco.
A nossa prioridade é preservar vidas”, explicou Vinholi. “No dia 06 de abril, o
Governador João Doria fará nova análise com a equipe técnica e anunciará os
caminhos para o Estado”, completou.
Participaram da videoconferência os
Prefeitos de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida,
Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo,
Registro e Sete Barras. O Programa Vale do Futuro, maior programa social do
Governo do Estado, é composto por 22 municípios. A conversa com os demais
municípios que compõem o programa acontece em videoconferências de outras
regiões administrativas.
R$ 311 milhões para combate ao Coronavírus
A Resolução SS – 41, de 27.03.2020,
publicada no ultimo sábado (28), estabelece a transferência do Fundo Estadual
de Saúde para os Fundos Municipais (Fundo a Fundo). As 55 cidades com população
entre 100 mil e 300 mil pessoas receberão R$ 8 por habitante, ou duas vezes o
piso do SUS. Nas 16 cidades com população entre 300 mil e 500 mil pessoas, o
valor de referência sobe para R$ 10 por habitante e nas nove cidades paulistas
com mais de 500 mil habitantes, o valor de referência sobe para R$ 12 por
pessoa. Para municípios com menos de 100 mil habitantes o piso de atenção
básica do SUS é de R$ 4 por habitante. O valor total de repasse aos 645
municípios é de R$ 311 milhões. Os valores foram depositados na última
segunda-feira (30).
A orientação da Secretaria de Saúde
para os munícipios até 300 mil é a criação do centro de referência do combate
ao Coronavírus, com o primeiro atendimento, consulta e testes, sem a previsão
de leitos. Para municípios maiores a orientação é a criação de hospitais de campanha,
com leitos. Os municípios tem autonomia para a utilização do recurso, porém
devem apresentar planos de trabalho. O Estado entende que cada região conhece
melhor as suas dificuldades e peculiaridades, por isso a flexibilização.
“O Estado tem o papel de orientar os
Prefeitos, porém cada município conhece melhor a sua realidade regional e pode
utilizar a melhor maneira para o combate ao COVID-19”, explicou Vinholi.
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.
Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato
Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!