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Receita Federal amplia serviços relativos ao CPF a distância para contribuintes do estado de SP






Medida evita que os contribuintes saiam de casa em período de pandemia do coronavírus.

Receita Federal amplia serviços relativos ao CPF a distância para contribuintes do estado de SP



Em virtude da pandemia do Covid-19 (coronavírus) e em vista das recomendações das autoridades públicas para que a população evite o deslocamento, a 8ª RF informa que encontram-se disponíveis canais de atendimento a distância para solicitações relativas ao CPF no estado de São Paulo.

No sítio da Receita Federal, é possível efetuar:
  • Pedido de inscrição no CPF (1ª via) para brasileiros, com idade entre 16 e 25 anos, desde que possuam título de eleitor;
  • Pedido de alteração de dados no CPF;
  • Pedido de regularização de CPF em situação cadastral suspensa;
  • Emissão de comprovante de inscrição no CPF (2ª via).

Além disso, foi disponibilizado, em 20 de março, exclusivamente para os cidadãos residentes no estado de São Paulo, o e-mail [email protected]br, a fim de atender as solicitações de CPF (caso o contribuinte receba mensagem de erro no envio, deve reenviar a mensagem para [email protected]fazenda.gov.br).

Esse atendimento, que em regra era prestado somente presencialmente nas unidades da Receita Federal, agora passa a ser realizado de forma inteiramente online. Basta que o cidadão envie uma mensagem para o e-mail indicado, informando no campo Assunto qual a sua solicitação ("Alteração de CPF", "Inscrição de CPF" ou "Regularização de CPF") e anexando os seguintes documentos:
  • Documento de identificação:
1. Para maiores de 16 anos:
RG atualizado. Se o RG não estiver atualizado, anexar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.
2. Para menores de 16 anos:
RG ou Certidão de Nascimento do menor e RG dos pais ou responsável (tutor ou guardião judicial). Na hipótese de representação por tutor ou guardião, anexar também o respectivo termo de tutela/guarda.
  • Título de eleitor, se possuir;
  • Comprovante de endereço;
  • Protocolo de atendimento fornecido pela entidade conveniada (Banco do Brasil, Correios e Caixa Econômica) ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet (para pedidos de Alteração ou Regularização não conclusivos iniciados no sítio da Receita Federal);
  • Foto de rosto do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a foto e o número do documento legível.
O interessado receberá, via e-mail, a resposta do pedido. Se aprovado, receberá a confirmação da alteração solicitada ou, no caso de pedido de inscrição, informações sobre como emitir seu comprovante de inscrição no CPF pela internet. Caso não seja possível o atendimento por esse canal de serviço, receberá orientação para comparecimento futuro ao atendimento presencial em uma Unidade da Receita Federal.











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