Começa nesta segunda-feira (02/03), a partir das 8 horas, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 (ano-base 2019). Na Baixada Santista, 416.231 contribuintes devem acertar as contas com o Leão. No País, são esperadas 32 milhões de declarações este ano.
Está obrigado a declarar quem teve rendimentos superiores a R$ 28.559,40 no ano passado. Há ainda outras situações que entram na lista de obrigações, como pessoas que compraram ou venderam ações em bolsas de valores ou investiram em criptomoedas, por exemplo.
“O caso mais comum de quem teve ganho de capital é que investiu na bolsa de valores. Mas se a pessoa teve operações o ano passado e apurou ganhos de capital com criptomoeda, também está obrigada a declarar”, explica o delegado da Receita Federal em Santos, Walmir Martinez Thomaz.
Portanto, junte toda a documentação necessária para preparar a declaração. O Informe de Rendimentos é o principal deles, caso você trabalhe com carteira registrada. Não esqueça do informe do seu banco.
E, nessa hora, dúvidas não faltam para preencher a documentação de forma correta, evitando riscos de cair em malha. Consultado pela Reportagem, o CEO da Contabilidade M Rocha e professor da Unibr, Marcelo Rocha, esclarece os pontos que mais afetam a vida dos contribuintes nessa hora (confira os detalhes no quadro com perguntas e respostas).
O documento deve ser enviado à Receita Federal até 30 de abril, sob pena de multa para o contribuinte que não cumprir com suas obrigações.
Fique atento
Vale lembrar que há novidades para 2020. “Quem teve renda bruta a partir de R$ 200 mil estará obrigado a informar o número do recibo da declaração de 2019. E somente essas pessoas”, diz o delegado da Receita.
Outra mudança ocorreu em relação à restituição do IR. Os lotes serão liberados mensalmente entre 29 de maio e 30 de setembro. Até o ano passado, a restituição era paga em sete lotes, entre junho e dezembro.
“Para este ano, quem tiver que pagar IR poderá optar pelo débito em conta até o dia 10 de abril. No ano anterior, essa opção só era possível até o dia 31 de março”, avisa Marcelo Rocha
Por Liliane Flávia da S. Araújo
Agencia da Receita Federal em Registro/SP
0 Comentários
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.
Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato
Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!