Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Coronavírus: Conselho de Saúde solicita testes em todas as pessoas com sintomas e também nos profissionais de saúde







Reunidos nesta última sexta-feira (20/03), o Conselho de Saúde de Registro, decidiu, em deliberação unânime dos conselheiros presentes, que a Prefeitura de Registro-SP deverá fazer os testes para o novo coronavírus em todas as pessoas com sintomas da doença. O Conselho da Saúde segue recomendação da OMS.

Coronavírus: Conselho de Saúde solicita testes em todas as pessoas com sintomas e também nos profissionais de saúde


Atualmente, o protocolo seguido pela Prefeitura é testar apenas nos casos mais graves (estado crítico). No entanto, os conselheiros avaliaram que essa estratégia, ao que tudo indica, é equivocada, pois, na medida em que só testa os casos graves, deixa uma amostragem considerável de pessoas contaminadas (já que 80% dos contaminados apresentam apenas sintomas leves) sem diagnóstico, com provável consequência real para contaminação de outras pessoas.

Desta maneira, o Conselho de Saúde replica em nível municipal a recomendação da Organização Mundial da Saude, nas palavras de seu diretor-geral, Sr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, “isolar, testar, tratar e localizar' todos os casos decoronavírus é a melhor resposta para diminuir a transmissão”.

Segundo deliberação do Conselho de Saúde, “Observando que os dados de casos suspeitos e confirmados estão bastante distantes da realidade devido ao baixo índice de testagem realizada e demora para obtenção dos resultados. Considerando a importância do conhecimento de tais dados para a correta atuação no combate ao novo coronavírus, conforme bem nos mostrou os exemplos da Coreia do Sul e da Alemanha (entre outros casos de sucessos em evitar os picos de contágio), o Conselho decide pela aplicação de teste em todas as pessoas com sintomas da doença, mesmo que para isso seja necessário a aquisição pela prefeitura de testes rápidos. O Conselho recomenda também que os profissionais de saúde envolvidos na “linha de frente” do combate ao novo coronavírus sejam imediatamente testados para o referido vírus, como medida preventiva e protetiva em termos de saúde pública”.













Com informações do Conselho Municipal de Saúde. Presidência, Nelson Messias.

Postar um comentário

0 Comentários