Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

CODIVAR e Secretaria Estadual de Turismo lançam Plano Regional de Turismo de Cavernas da Mata Atlântica






Na última segunda-feira (09/12), durante a última visita técnica do CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul), juntamente com a Secretaria Estadual de Turismo, no Parque Estadual Caverna do Diabo, em Eldorado, foi lançado o Plano Regional de Turismo de Cavernas da Mata Atlântica, resultado de um trabalho de dois anos de mapeamento da região.

CODIVAR e Secretaria Estadual de Turismo lançam Plano Regional de Turismo de Cavernas da Mata Atlântica


O Plano foi elaborado pelo SENAC por meio da Câmara Técnica do Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR). Entre os objetivos, está o fortalecimento de ações conjuntas do turismo na região, incrementando os atrativos culturais, naturais e gastronômicos, além do potencial do Parque Estadual Caverna do Diabo e do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), que contribui para alavancar a economia local e regional gerando empregos e oportunidades.

O documento fixou diretrizes de planejamento turístico para os 11 municípios participantes: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Iporanga, Itaoca, Jacupiranga, Cajati, Ribeirão Grande, Ribeira e Itapirapuã-Paulista.

O documento integrará o “Vale do Futuro”, programa do Governo do Estado de São Paulo, que busca o desenvolvimento do Vale do Ribeira. Diversas frentes da região serão beneficiadas por meio do programa, como as áreas de saúde, educação, infraestrutura e, inclusive, obras nas rodovias. O programa chega a quase R$ 1 bilhão de investimentos.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de Ezigomar Pessoa, prefeito de Miracatu e presidente do CODIVAR, o superintendente do Consórcio, Wilber Rossini, Durval Adélio de Moraes, prefeito de Eldorado, Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, Marcelo Costa, secretário executivo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Jorge Duarte, gestor de Turismo e Hospitalidade do Senac e, representando a Fundação Florestal, Donizetti Borges Barbosa, gerente das Unidades de Conservação do Vale do Ribeira e Alto Paranapanema.

 O plano já esta disponível no site do CODIVAR: www.codivar.org.br/desenvolvimento