Últimas Notícias

Manejadores de plantas nativas da Ilha recebem carteiras para extração legalizada de cinco espécies nativas

Com planos de manejo aprovados pelos órgãos ambientais para a extração sustentável do musgo, fofão, samambaia, macela e pimenta rosa, os 146 manejadores de plantas nativas de Ilha Comprida receberam as carteiras oficiais para o trabalho.






Ilha Comprida- Com planos de manejo aprovados pelos órgãos ambientais para a extração sustentável do musgo, fofão, samambaia, macela e pimenta rosa, os 146 manejadores de plantas nativas de Ilha Comprida receberam as carteiras oficiais para o trabalho. Parte delas foi entregue na manhã de sexta 8/11, na capela do Balneário Viaréggio, pelo prefeito Geraldino Júnior, pelo presidente da Câmara, Fabiano Pereira e pelo vereador Daniel Ramos.

Manejadores de plantas nativas da Ilha recebem carteiras  para extração legalizada de cinco espécies nativas

"Com os planos de manejo, as licenças ambientais e a organização da categoria, vamos trabalhar agora para ampliar o comércio das espécies nativas e agregar valor às produções, com cursos de capacitação e um maior leque de oportunidades de negócios", destacou o prefeito Geraldino Junior. A presidente da Associação dos Manejadores de Plantas Nativas da Ilha Comprida (AMPIC), Cláudia Francelino, destacou a importância das carteiras para a categoria profissional ."Com tudo em dia, a gente pode trabalhar tranquilo".
A vice-presidente Rosemeire Carvalho da Conceição afirmou que é imenso o potencial de mercado das plantas nativas e, no seu entender, essa é a melhor profissão que existe: " Sobrevivemos da natureza e dependemos dela. Por isso, nós a conservamos ". Rosemeire trabalha com o extrativismo há vinte anos, formou sua filha Juliana da Conceição, na Universidade de Biologia, e hoje, as duas trabalham no setor. "A natureza conservada é nosso sustento", afirma.
Realizados por Mauricio Santiago, do Departamento de Desenvolvimento Local, os planos de manejo levam em consideração áreas de extração, formas corretas de corte, as podas que protegem os brotos e outros fatores que garantem o extrativismo sustentável das espécies desde décadas passadas.
O primeiro manejador a receber a carteira das mãos do prefeito, Nazário Dias, aponta a importância do manejo para sua família." Eu, meus dois filhos e minha esposa somos manejadores .Nosso sustento vem da terra, do ambiente conservado. Por isso, é tão importante proteger a natureza".